O Rio de Janeiro está recebendo mais uma vez uma mega exposição: ‘Picasso e a Modernidade Espanhola’. A mostra traz ao público brasileiro cerca de 90 obras, entre quadros, gravuras e esculturas de Picasso e de mais 35 artistas diretamente do Museo Reina Sofia, de Madri, Espanha. A exposição destaca a influência do pintor Pablo Picasso na arte espanhola e em seus contemporâneos, como Salvador Dalí, Joan Miró, Antonio Saura, Juan Gris e Joaquim Sunyer.

Um dos destaques de ‘Picasso e a Modernidade Espanhola’ é sem dúvida a variedade de esboços que Picasso realizou para pintar o famoso painel ‘Guernica’, onde Picasso retratou as consequências do intenso bombardeio sofrido pela cidade de Guernica, anteriormente capital basca, durante a Guerra Civil Espanhola, em 26 de abril de 1937.

O painel de 3,49 metros de altura por 7,76 metros de comprimento de ‘Guernica’ foi produzido por Picasso no período de dois meses para ser exposto em um pavilhão da Exposição Internacional de Paris, no espaço reservado à República Espanhola. Elaborado em tela pintada a óleo em preto e branco, ‘Guernica’ é um símbolo doloroso do terror que pode ser produzido pelas guerras (Vale muito a reflexão).

Uma curiosidade: ‘Guernica’ ficou exposto em Nova Iorque durante décadas por ordem de Picasso. O pintor disse que queria que o quadro retornasse para a Espanha somente quando o país voltasse a ser novamente democrático. Por esta razão, o painel só retornou para a Espanha em 1981.

Com curadoria de Eugenio Carmona, professor de História da Arte da Universidade de Málaga e conceituado especialista no tema, a exposição fica em cartaz até 7 de setembro no CCBB do Rio de Janeiro. Não perca!

Picasso e a Modernidade Espanhola 

Período: Até 7 de setembro de 2015

Preço: Gratuito

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Classificação etária: livre

Dias e horários de funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 21horas – Terça-feira não abre

Mais informações: pelo telefone (21) 3808-2020 ou no site