‘Retrato de um Certo Oriente’, novo filme de Marcelo Gomes, ganha trailer

Produção ítalo-brasileira narra saga de imigrantes libaneses no Brasil.

O novo longa-metragem “Retrato de um Certo Oriente”, dirigido por Marcelo Gomes, acaba de ganhar um trailer inédito. A produção ítalo-brasileira, baseada no livro “Relato de um Certo Oriente” de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Romance em 1990, tem estreia marcada para o segundo semestre de 2024 nos cinemas brasileiros, com distribuição da O2 Play.

O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, acompanhando a saga de imigrantes libaneses na floresta amazônica brasileira. Ambientado em 1949, a história segue os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour), que fogem da guerra no Líbano rumo ao Brasil. Durante a viagem, Emilie se apaixona pelo comerciante muçulmano Omar (Charbel Kamel), provocando o ciúme incontrolável de Emir, que usa as diferenças religiosas para tentar separar o casal.

"Retrato de um Certo Oriente" de Marcelo Gomes chega aos cinemas em 2024 (Foto: Divulgação)
“Retrato de um Certo Oriente” de Marcelo Gomes chega aos cinemas em 2024 (Foto: Divulgação)

“Retrato de um Certo Oriente” já foi selecionado para importantes festivais de cinema, incluindo o International Film Festival Rotterdam e o Olhar de Cinema de Curitiba, que ocorre em junho. O filme também foi exibido no screening market Marché du Film, parte do Festival de Cannes, em 17 de maio.

A produção é uma colaboração entre Matizar Filmes, Kavac Film (Itália), Gullane, Muiraquitã Filmes, Globo Filmes, Canal Brasil e Misti Filmes, com apoio de produtores associados como Bubbles Project, VideoFilmes e Orjouane Productions (Líbano).

O roteiro foi escrito por Marcelo Gomes, Maria Camargo e Gustavo Campos, com direção de fotografia de Pierre de Kerchove e direção de arte de Marcos Pedroso e Caterina Pepe. A montagem ficou a cargo de Karen Harley, e a música original foi composta por Mateus Alves, Piero Bianchi e Sami Bordokan. O figurino foi desenvolvido por Rô Nascimento, Maria Diaz e Fabio Cicolani, enquanto a caracterização contou com Mari Pin, Sonia Penna, Antonio Esposito e Giuseppina Ummaro.

O som direto foi captado por Moabe Filho, Pedrinho Moreira, Giacomo Vitiello e Antonio Casparriello, com pós-produção de som realizada por Fernando Aranha, Bruno Armelin, Bernardo Adeodato e Cristiano Scherer. A pós-produção de imagem ficou a cargo da Clandestino.

A equipe de produção inclui Guilherme Cezar Coelho, Mariana Ferraz e Ernesto Soto Canny como produtores, e Eliane Ferreira, Simone Gattoni, Patrick Carrarin, Fabiano Gullane, Caio Gullane e André Novis como coprodutores. Produtores associados incluem Sabine Sidawi, Tatiana Leite, Emmanuelle Déprats e Maria Camargo, e os produtores executivos são Mariana Ferraz, Ernesto Soto Canny, Eliane Ferreira, Mauro Pizzo e Patrick Carrarin.

“Retrato de um Certo Oriente” será distribuído no Brasil pela O2 Play, braço de distribuição da O2 Filmes.

Leia também: