‘Circos e Palhaços no Rio de Janeiro: Império’ – livro celebra o Dia do Palhaço

Existem registros de pelo menos 20 grupos de circo espalhados pelo Rio de Janeiro

No dia 10 de dezembro será lançado o livro “Circos e Palhaços no Rio de Janeiro: Império  no Largo do Machado, na sede pública da companhia de circo-teatro de rua, a partir das 17 h. Data em que também é celebrado nacionalmente o Dia do Palhaço.

O evento ainda vai contar com a presença da Banda Rio,  os palhaços Caburé, Churumello e Gracinhas e o espetáculo “Tremelicando, composto de um roteiro de números excêntricos musicais, onde objetos comuns como bombas de bicicleta, sinos, latas, moedas, buzinas e guizos são transformados em instrumentos musicais inusitados.

O livro usa base documental e tem como característica, o uso de curiosidades para chamar a atenção do leitor. Uma delas é a quantidade de circos e companhias circenses que estiveram no Rio de Janeiro no período do Império. No estudo os autores conseguiram descrever a atuação de 19 circo/companhias. Mas não acaba por ai. Existem registros de pelo menos mais outros 20 grupos espalhados pelo Rio de Janeiro.

A obra tem como proposta realizar o levantamento e análise das produções de variadas companhias circenses que atuaram na cidade do Rio de Janeiro e de Niterói nos anos 1800, adotando como objetivos principais a compreensão de como se produziram na capital do Império e, também, a descrição da atuação dos artistas que exerciam a função de palhaço destas companhias.