Publicidade
Início Literatura Matheus Nachtergaele lança livro ‘A Mariposa’ com apresentação na Zona Oeste do...

Matheus Nachtergaele lança livro ‘A Mariposa’ com apresentação na Zona Oeste do Rio

Matheus Nachtergaele lança “A Mariposa”, livro com os poemas da mãe Maria Cecília que compõem o aclamado espetáculo “Processo de Conscerto do Desejo”. O evento acontece nos dias 16 e 17 de julho, às 16 horas, na Sala de Leitura da Cidade das Artes, na Zona Oeste do Rio, com bate papo do público presente com o ator, seguido de tarde de autógrafos. As apresentações de Processo de Conscerto do Desejo acontecem nos dias 16 e 17 de julho (sábado e domingo), às 20 horas, no Teatro de Câmara.

A primeira edição de “A Mariposa” apresenta 28 poemas de Maria Cecília Nachtergaele, escritos deixados pela mãe do ator Matheus Nachtergaele, além de um poema do ator. Os textos compõem o espetáculo teatral Processo de Conscerto do Desejo, no qual Matheus recita em homenagem a mãe poeta, falecida quando ele tinha apenas três meses.

“A Mariposa”, por Matheus Nachtergaele

Fui um menino triste porque amei minha mãe. Amei muito. Ela se foi quando eu era um bebê de três meses, mas guardei em algum lugar profundo o amor que recebi dela. Sei que ela me olhava nos olhos, posso, ainda agora, senti-lo. Me contaram que ela se gabava do meu sorriso, e deixou uma carta em meu berço, junto a mim, na noite de seu suicídio. É verdade que aos 3 meses de idade, exatos 12 meses após a concepção, uma criança passa a se distinguir de sua mãe. Minha mãe esperou esse momento para partir. Esperou que eu fosse eu, antes de ir. E sou grato a ela por isso. E meu amor terá sempre algo a ver com isso. Porque esperar na tristeza é prova de amor. E a tristeza de Maria Cecília está expressada em seus poemas, que recebi ao adolescer. Os textos curtos, estranhamente maduros e infinitamente melancólicos, me ajudaram a formar essa imagem de quem ela foi, e portanto, de quem sou, já que sou fruto dela e desse nosso amor intenso e breve. São poemas sobre a vida em geral, sobre a natureza dos afetos, sobre a falta de ternura no mundo dos homens, sobre a catástrofe de uma mulher sentimental diante dos fatos cotidianos da vida comum. Eu devolvo a ela, em forma de um livrinho que contém sua pequena e devastadora obra, o carinho pequeno e devastador que me deu. Eu te amo, Maria Cecília, e procuro em mim, todos os dias, a parte que é você. Os poemas são teus….eles eram para mim?

Lançamento livro “A Mariposa” – Bate papo e tarde de autógrafos com Matheus Nachtergaele
Data: 16 de julho
Horário: 16h
Local: Sala de Leitura Cidade das Artes – Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
Informações: (21) 3325-0102

Processo de Conscerto do Desejo com Matheus Nachtergaele

Datas: 16 e 17 de julho
Horário: sábado e domingo às 20h
Local: Cidade das Artes – Teatro de Câmara
Ingresso: R$ 30,00 (Plateia Alta) e R$ 50,00 (Plateia Baixa)
Informações Bilheteria: (21) 3328-5300

Sair da versão mobile