Publicidade
Início TV Roupa Nova: 10 músicas que deixaram novelas com mais amor e animação

Roupa Nova: 10 músicas que deixaram novelas com mais amor e animação

O Almanaque da Cultura revira o baú da TV e apresenta trilhas sonoras inesquecíveis

Grupo Roupa Nova (Foto: Divulgação)
Grupo Roupa Nova (Foto: Divulgação)

São 35 anos de carreira, 25 álbuns e músicas em mais de 30 novelas. Assim se apresenta o Roupa Nova, grupo de pop rock brasileiro que canta o amor e a felicidade com letras profundas, que falam sentimentos e com muitas, muitas mensagens de liberdade e autoestima.

Por serem adeptos desta filosofia de “tudo vai dar certo”, muitas de suas composições estiveram em folhetins da Rede Globo, o que virou até tema central de um dos CDs da banda, o “Novela Hits” (1995).

O Almanaque da Cultura separou 10 sucessos inesquecíveis em novelas de grande expressão. Venha se emocionar.

1Música “Anjo” –  Novela “Guerra dos Sexos” (1983)

AI, AI, <3. Essa dá aquela vontadezinha de suspirar e acreditar no amor. Um dos maiores sucessos da carreira do conjunto, embalou os corações dos espectadores no meio de toda a efervescência dos anos 80. Frase bonita: “Chega perto e diz: “Anjo!” Bem mais perto diz: “Anjo!”. Gente, chega logo e diz ANJO!

2Música “Whisky à Go-Go” – Novela “Um Sonho a Mais” (1985)

Casamento, festa, qualquer coisa que envolva animação e gente dançando não tem o selo de “festança” se esta melodia não tocar. Com uma letra que favorece a piadas de duplo sentido, com expressões em inglês, “Whisky à Go-Go” foi tema de abertura desta novela. Detalhe 1: alguns integrantes participam do vídeo que podia ser conferido todas as noites. Detalhe 2: A expressão “Go-Go” vem da frase inglesa “go-go-go” e remete à empolgação e animação. O mesmo termo é usado para nomear dançarinos e dançarinas de boate, os chamado “Go-Go dancers”. Frase mais legal: “Eu perguntava, do you wanna dance? E te abraçava, do you wanna dance? Lembrar você, um sonho a mais não faz mal”.

3Música “Dona” – Novela “Roque Santeiro” (1986)

Um ano depois, mais um enorme sucesso é tema de um folhetim. Letra forte, que empoderava a mulher desde os anos 80. Atenção a este trecho: “Tan, tan, tan, batem na porta. Não precisa ver quem é. Pra sentir a impaciência. Do teu pulso de mulher”. Isto é muito girl power. Tratar a mulher como uma dama sempre foi prioridade do grupo.

4Música “Chama” – Novela “Que Rei Sou Eu?” (1989)

Ouve essa música e veja se não dá vontade de sair correndo por um campo verde coberto com flores e ser feliz para o resto da vida? O refrão diz assim “Vai! E avisa a todo mundo que encontrar que existe ainda um sonho pra sonhar. E que amor não acabou. Vai! E espalha a novidade pelo ar que ela torne o mundo todo azul. E que seja tudo amor…”. Muita energia zen e fé que as coisas vão dar certo. Para quê livro de autoajuda?

5Música “Coração Pirata” – Novela “Rainha da Sucata” (1989)

O coro desta música compete até com corais americanos de tão bom. E não é brincadeira não! É uma maravilha de ouvir. Além da mensagem de “Acorda, que a vida não acabou só porque seu amor te deixou”. Olha essa outra parte: “Quando a paixão não dá certo. Não há porque me culpar. Eu não me permito chorar. Já não vai adiantar. E recomeço do zero sem reclamar”. Me abraça, Roupa Nova, que vou chorar.

6Música “Esse Tal de ‘Répi en Roll'” – Novela “Meu Bem, Meu Mal” (1991)

Animada composição de Rita Lee e Paulo Coelho que fala de um ritmo musical em melodia de outro. Canção com cara daqueles raps dos anos 80, estilo Motown (<3) e ainda tem a participação da banda de soul americana The Commodores. Frase icônica: “Ela não vem mais pra casa doutor – Doutor, ela odeia meus vestidos, minha filha é um caso sério, Doutor! Ela agora está vivendo esse tal de repi enroll. Repi enroll. Repi enroll !!!”

7Música “Felicidade” – Novela “Felicidade” (1992)

Bem feliz e bonitinha esta música, tema de abertura do folhetim homônimo, é daquelas que você dança no baile, se jogando sobre seu amor e um amigo (com quem você já previamente combinou) tira uma foto de vocês dois, que vai para o porta-retrato, que vai para a estante e vai encher de poeira.

8Música: “Começo, Meio e Fim” – Novela: “Felicidade” (1991)

Essa faz parte do hall da fama das trilhas de novelas com a frase “Ah! Coração! Se apronta pra recomeçar. Ah! Coração! Esquece esse medo de amar de novo)”. Nível de amor: <3 <3 <3.

9Música “A Viagem” – Novela “A Viagem” (1994)

A segunda versão desta novela ganhou da banda uma das músicas de abertura mais bonitas da história da TV. Embora a letra, em certas partes, não faça tanta sentido, é uma grande declaração de amor. Uma frase do gênio Renato Russo, da música “Eduardo e Mônica”, pode explicar esta música: “E quem um dia irá dizer. Que existe razão nas coisas feitas pelo coração?”

10Música “Ibiza Dance” – Novela “Explode Coração” (1996)

O Roupa Nova manda tanto nas trilhas de novela que emplacam até uma música em que eles não cantam uma palavra sequer. “Ibiza Dance” é instrumental e casou direitinho com o universo quente e cigano da novela. Arriba! Detalhe: ainda tem a atriz Ana Furtado arrasando na dança flamenca na abertura.

Sair da versão mobile