O Almanaque da Cultura elencou uma seleção de livros infantojuvenis que tem personagens negros como protagonistas e histórias que exploram o conceito de pluralidade e diversidade, tendo em vista que o dia 20 de novembro é a data dedicada a celebração do “Dia da Consciência Negra”. São opções de livros com leitura fácil e que propõem um debate sobre preconceito, identidade e inclusão social. Confira:

“Menina Bonita do Laço de Fita”
Autora:
Ana Maria Machado
Ilustrador: Claudius
Editora: Ática

Uma linda menina de fita no cabelo desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha como ela. Mas antes, ele precisa descobrir o segredode como ter aquela cor.

“Nerina – A Ovelha Negra”
Autora e ilustradora:
Michele Lacocca
Editora: Ática

Nerina (“negrinha” em italiano) é uma ovelha negra que quer fazer parte do rebanho. Mas as demais ovelhas, todas brancas, se recusam a acolhê-la. No entanto, Nerina revela que o diferente pode realmente fazer a diferença e salvar o dia. Uma história só com imagens que estimula os pequenos a ver além das aparências.

“Pretinha, Eu?”
Autor:
Júlio Emílio Braz
Ilustrador: Rubem Filho
Editora: Scipione

Caro e tradicional, o Colégio Harmonia nunca teve uma criança negra entre seus alunos. Até o dia em que Vânia ganha uma bolsa de estudos do dono da escola. Diante desse “escândalo”, a sala do 6º ano torna-se o campo de uma batalha covarde. Todos os alunos se unem contra Vânia pelo fato de ela ser negra e pobre. O diretor e os professores, então, mobilizam-se em uma cruzada contra a discriminação.

“Quer TC Comigo?”
Autora:
Valéria Melki Busin
Ilustradora: Mariângela Haddad
Editora: Scipione

Marcelo, um garoto negro de classe média, muda de bairro e passa a estudar em outra escola, onde faz vários amigos, mas também encontra intolerância. Ele passa a frequentar cada vez mais as salas de bate-papo na internet e acaba conhecendo Rita, com quem inicia um relacionamento virtual. Será que Marcelo deve contar a ela que é negro? Ele sofrerá mais preconceito ou encontrará ajuda para superar suas inseguranças?

“A Cor do Preconceito”
Autoras:
Carmen Lucia Campos, Sueli Carneiro, Vera Lúcia Vilhena de Toledo
Editora: Ática

Escrito a seis mãos a obra reúne ficção baseada em fatos reais e um conteúdo informativo bastante abrangente e ricamente ilustrado. Mira, uma garota negra que mora na periferia de uma grande cidade se confronta com questões sobre a sua identidade quando percebe o racismo e o preconceito em seu cotidiano.

“Coragem Não Tem Cor”
Autora:
Marcia Kupsta
Editora: Ática

Depois de conseguirem bolsas de estudo em um colégio de elite, os irmãos negros Benjamim e Lúcio Daveaux passam a viver uma realidade muito diferente. A maioria dos alunos pertence a famílias ricas de São Paulo e eles vêm da periferia. O problema surge quando Lúcio, na defesa de um colega, agride Sérgio, que é primo de Victoria. E a garota começa a namorar Benjamim. O pai de Victoria é totalmente contra o namoro e Sérgio vai fazer de tudo para prejudicar os irmãos Daveaux.

“De Onde Você Veio?”
Autoras:
Liliana Iacocca e Michele Iacocca
Ilustradora: Michele Iacocca
Editora: Ática

Em um passeio pela história do Brasil, o livro convida as crianças a conhecerem suas origens, e mostra como se deu a mistura de etnias que enriqueceu a cultura nacional.

Segredos de seis corações
Autora:
Sônia Barros
Ilustradora: Eliana Delarissa
Editora: Scipione

Beatriz é filha de pais separados e apaixonada pelo professor de inglês. Ana Clara é superprotegida pelos pais e namora em segredo. Vitória mora com a mãe, que reprova sua relação com um garoto negro. Francisco perdeu a família e trabalha na roça desde os sete anos. Luís Augusto é filho único e quer o apoio dos pais para seguir a carreira musical. João transa sem preservativo e engravida a namorada. Seis adolescentes, seis segredos.

“Nyangara Chena”
Autor:
Rogério Andrade Barbosa
Ilustrador: Salmo Dansa
Editora: Scipione

Tangwena, o sábio e bondoso chefe do povo xona, do Zimbábue, adoece gravemente e sua única possibilidade de cura é Nyangara Chena, uma cobra com poderes sobrenaturais. Diante do fracasso dos homens da tribo em trazer a serpente, as crianças, bravamente, resolvem ir atrás de Nyangara para tentar salvar a vida do ancião.

“O segredo das tranças e outras histórias africanas”
Autor:
Rogério Andrade Barbosa
Ilustradora: Thaís Linhares
Editora: Scipione

Contos recolhidos de cinco países de língua portuguesa, situados em distantes pontos da África, apresentam ao leitor a diversidade das histórias produzidas em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. São elas: O segredo das tranças (Angola), Maria Condão (Cabo Verde), O menino e a cegonha(Guiné-Bissau), A herança maldita (Moçambique) e A tartaruga e o gigante (São Tomé e Príncipe).