“Desde que o Samba era Semba” chega no palco do Teatro João Caetano, no centro do Rio, nos dias 26 e 27 de fevereiro (sexta e sábado). O espetáculo tem pesquisa e roteiro desenvolvidos pelo historiador e jornalista Haroldo Costa, direção musical de Eduardo Neves e direção artística do músico Luiz De Filippo.
Estrelado pelos cantores Sérgio Pererê e Carla Gomes, 10 músicos e um performer a montagem revela a trajetória do samba desde sua origem, em Angola, onde nasceu como “Semba”, até a grande síntese cultural representada pelos enredos das escolas de samba brasileiras da atualidade.
O repertório do show passeia por sambas consagrados como, “Yaô”, de Pixinguinha; “Samba da Minha Terra”, de Dorival Caymmi; “Rugas”, de Nelson Cavaquinho; “Chega de Saudade”, de Vinicius de Morais e Tom Jobim; “Consolação” e “Canto de Ossanha”, de Baden Powell; “Timoneiro”, de Paulinho da Viola; “Desde que o Samba era Samba”, de Gilberto Gil; “Bom Tempo”, de Chico Buarque e tantos outros.
Em sua apresentação o roteiro do espetáculo se divide em três fases: a primeira, africana, se estende de sua origem em Angola até 1916, quando se registra a primeira gravação do samba “Pelo telefone”; a segunda, chamada “fase de ouro da música brasileira”, vai de 1916 a 1960; a terceira fase se estende da Bossa Nova até a grande síntese cultural representada pelos enredos das escolas de samba brasileiras da atualidade.
Musical: “Desde que o Samba era Semba”
Data: 26 e 27 de fevereiro
Horário: 19h início do show (18h abertura da casa)
Ingressos: de R$ 40,00 a R$ 10,00
Local: Teatro João Caetano – Praça Tiradentes, s/nº, centro – Rio de Janeiro/ RJ
Classificação etária: 12 anos