Rock in Rio: Top 5 passagens que marcam os 30 anos do festival

Entre shows históricos, fãs histéricos e Beyoncé dançando o 'passinho' marcam a história dos shows internacionais do Rock in Rio

Durante os 30 anos do Rock in Rio e, especificamente, nas cinco edições brasileiras, passaram astros e estrelas internacionais com nomes de “peso” pelo festival, como AC/DC, Guns N’ Roses, James Taylor, George Benson, Rod Stewart, Yes, Ozzy Osbourne, Iron Maiden, Shakira, Elton John, Rihanna e Beyoncé.

Entre os muitos shows memoráveis o Almanaque da Cultura elencou 5 passagens que marcaram o evento de 1985 até a última edição de 2013.

1 – Queen

Em 1985 entre muitas atrações internacionais, despontou o Queen. Os shows da banda britânica, que rolaram nos dias 11 e 18 de janeiro, podem ser encarados como um dos grandes momentos da história do Festival e do Rock. Os shows que a banda fez no Rock in Rio eram parte da turnê de “The Works”, e hits como “Radio Gaga” e “I Want To Break Free”, “Bohemian Rapsody” e “Another One Bites The Dust”, não podiam faltar no repertório.

2 – Guns N’ Roses

Em 1991 o Rock in Rio ergueu sua cidade do rock no Estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio. Entre as atrações: Prince, Faith No More, George Michael, Billy Idol, Judas Priest, Megadeth e até o New Kids on the Block. No entanto, o que todos esperavam mesmo, e com certa aflição era o show do Guns. Poucos dias antes da apresentação todos os integrantes da banda foram vistos chegando ao aeroporto do Rio de Janeiro, menos o vocalista Axl Rose. O mistério se estendeu até dia 19. O cara finalmente chegou ao Brasil. Ele veio no mesmo voo que a banda Faith No More, mas dizem que ficou isolado sem conversar com ninguém. A imprevisibilidade de Axl deixou muita gente preocupada. Ao final deu tudo certo e a apresentação marcou o primeiro de muitos outros shows do grupo no evento.

3 –  Iron Maiden

O terceiro Rock in Rio, em 2001, inicia com o tema “Por um Mundo Melhor”.  A música passou a dividir espaço com discussões sobre questões socioambientais, com foco na educação e na cidadania. Esta edição teve mais uma vez Guns’n’Roses e ainda: Neil Yong, Silverchair, Britney Spears, Dave Matthwes Band, Iron Maiden, Queen of the Stone Age, Oasis, Foo Fighters, R.E.M, Aaron Carter, Rob halford e Red Hot Chili Peppers entre outros. Destaque para o show do Iron Maiden. A Donzela de Ferro fez a cidade do Rock cantar em uníssono seus grandes sucessos.

4 – Katy Perry

Em sua quarta edição o Rock in Rio 2011 foi realizado nos dias 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro, com uma breve pausa retorno nos dias 1 e 2 de Outubro. Concretizou assim seu nome em meio aos grandes festivais de todo o mundo, ao ter esgotados todos os seus ingressos em apenas quatro dias após a abertura das vendas. Na programação shows de Coldplay, Metallica, Slipknot, Maroon 5, Maná, Jamiroquai, System of a Down, Evanescence, Lenny kravitz, Ke$ha, Katy Perry, Elton John, Shakira e Rihanna. Esta edição foi marcada por alguns imprevistos como o ator Andrey Lopes, que invadiu o palco e abraçou Shakira, e ainda o beijo dado em um fã por Katy Perry.

5 – Beyoncé

Em 2013, o Festival reuniu David Guetta, Justin Timberlake, Florence and The Machine, Metallica, Slayer, Avenged Sevenfold e Iron Maiden, Bon Jovi, e Thirty Seconds to Mars. Estes foram alguns dos nomes que fizeram essa edição entrar para a história. Mas o que deixou o mundo todo perplexo e os brasileiros ainda mais fãs, foi a cantora Beyoncé fazendo o “passinho” ao som do Funk “Ah Lelek Lek Lek Lek Lek”, para encerrar com chave de ouro sua apresentação e a história do Festival.