Nesta quarta-feira, 2 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Samba. A data foi escolhida para homenagear a primeira ida do compositor mineiro Ary Barroso a Salvador, em 1940. Na ocasião, ele escreveu a música “Na Baixa do Sapateiro” para louvar a terra baiana e o então vereador Luís Monteiro da Costa criou uma lei, oficializada em 1963, para festejar a data – e o mais brasileiro dos ritmos. Como o samba é alegria e o carioca é mestre nestes quesitos, o Almanaque da Cultura separou opções baratas para você aproveitar na cidade sem gastar muito, afinal samba é festa popular e não combina com gasto (pelo menos deveria ser assim).

A comemoração mais conhecida e esperada do Dia do Samba – idealizada por Marquinhos de Oswaldo Cruz -, este ano será no sábado, 5 de dezembro. O Trem do Samba está completando 20 anos e leva cinco trens da Central do Brasil rumo a Oswaldo Cruz, transportando algumas das mais tradicionais rodas de samba do Rio de Janeiro. O primeiro deles (fechado para convidados) abre os trabalhos pontualmente às 18h04, com as Velhas Guardas da Portela, do Império, da Mangueira, do Salgueiro e da Vila Isabel.

Os outros quatro saem entre 18h24 e 19h24, com as rodas de sambas de vários grupos, como Democráticos de Guadalupe, Grupo Regente, Trem de Minas – Nossa Roda, Beco do Rato e Cacique de Ramos, entre outros. Antes da partida das composições, tem muita música na Central do Brasil, a partir das 13h, no palco Vó Maria, com DJs. Às 15h, no mesmo local, começam os shows gratuitos de Velhas Guardas de tradicionais escolas de samba: Império Serrano, Vila Isabel, Salgueiro, Mangueira e Portela. E tudo isso de graça. Para mais informações sobre horários e shows, que também acontece após a chegada os trens em Oswaldo Cruz, veja na página do Facebook.

A festa também acontece nas escolas de samba, que se preparam para o Carnaval de 2016. A União da Ilha faz ensaio em sua quadra, neste sábado, 5 de dezembro, a partir das 22h. Na Estrada do Galeão, nº 322, Cacuia. Informações no telefone (21) 3396-8169. O Salgueiro também ensaia neste sábado, na Rua Silva Teles, nº 104, Andaraí. Valores dos ingressos no telefone (21) 2238-9226. Tem samba também na Mangueira, que abre suas portas neste sábado, a partir das 22h, na Rua Visconde de Niterói, 1072. Informações no telefone (21) 2567-3419. Assista ao clipe oficial do samba escolhido pela Verde e Rosa para o próximo Carnaval abaixo. A agremiação vai falar nada mais, nada menos, de Maria Bethânia.

Ainda no sábado, 5 de dezembro, a Portela faz sua última feijoada do ano, a partir das 13h, com ingressos a R$ 30,00, apresentação da Velha Guarda Show da Portela e a participação especial do cantor Bebeto. Na Rua Clara Nunes, número 81, em Madureira. Já no domingo, 6 de dezembro, a Império da Tijuca realiza mais um ensaio na sua quadra, na Rua Medeiros Pássaro, 84, Tijuca. Informações no telefone (21) 2570-0364. A Imperatriz Leopoldinense também abre suas portas no fim de semana de comemoração do Dia Nacional do Samba para ensaiar. O evento começa às 20h na Rua Professor Lacê, número 235, em Ramos. Informações no telefone (21) 3593-6582. Veja abaixo o samba da Imperatriz para 2016, quando a escola leva para a Sapucaí a história de Zezé Di Camargo & Luciano.

A programação que separamos se encerra com a última edição do Botequim do Samba de 2015, festa que agita a Cidade do Samba todo mês, dia 7 de dezembro (segunda-feira), a partir das 18h, com ingressos a R$ 10 (damas grátis até 19h30). Para fechar o ano, um grande elenco: Diogo Nogueira, Elymar Santos, Neguinho da Beija-Flor, Délcio Luiz, Toninho Geraes, Andrea Caffé, Tiãozinho Mocidade e os grupos Pique Novo e Grupo Raça. Na Rua Rivadávia Correa, 60, Gamboa. Agora, um esquenta do grupo Fundo de Quintal para você se animar.