A Matilha Cultural recebe na programação da casa em São Paulo, a partir do dia 27 de agosto, as exposições “Nosoutros” e “Orgulho”. A exposição é parte da 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que ocorre entre os dias 12 de agosto e 12 de setembro em várias cidades brasileiras, e apresenta uma programação especial de filmes na Matilha, entre os dias 27 e 30 de agosto.

O projeto é resultado do mais recente trabalho do fotógrafo Rogério Ferrari, “Nosoutros” relaciona os campos de refugiados palestinos com bairros periféricos de Salvador e reúne fotos em lambe-lambe e projeções audiovisuais. “Nosotros” permanece em cartaz até 11 de setembro conta também com o trabalho audiovisual “Eloquência do Sangue”, realizado a partir de fotos feitas na Palestina ocupada em 2002 e do som ambiente registrado neste período. As projeções acontecem entre os dias 27 a 30 de agosto, em dois horários: às 19h e 21h.

Já “Orgulho”, de Charles Oak, homenageia brasileiros negros e famosos que romperam a barreira do preconceito existente com a cor da pele. Com curadoria de Daniela Delgado, a exposição tem o objetivo de mudar a visão daqueles que não percebem a nobreza da história de cada um dos personagens retratados e ressaltar o orgulho que deve existir sobre os afrodescendentes brasileiros que se destacaram em suas áreas de atuação. Entre os nomes, estão personalidades como a jornalista Glória Maria, a atriz Ruth de Souza e a ginasta Daiane dos Santos.

Mostra Mundo Árabe no Cinema
Neste dia 27, às 20h, a Matilha Cultural exibe ainda o curta-metragem “Muros”, parte da sessão Diálogos Árabe-Latinos da Mostra, com a presença dos diretores Camele Queiroz e Fabricio Ramos. “Muros” discute a precariedade urbana e arquitetônica de favelas a partir do registro de Rogério Ferrari, marcando resistências e afirmações a partir do encontro entre cinema e fotografia. Na sequência será exibido o filme “Marte ao Amanhecer”, produzido por Nirah Shirazipour. Camele, Fabrício e Nirah estarão presentes e apresentarão seus filmes antes da projeção.

No dia 29 de agosto, após a exibição de “Área Livre” e “A ira da tartaruga”, a Matilha será palco da conversa por Skype com o produtor e diretor palestino-americano Amin Hussain (de Nova York). Na conversa, com o tema “O papel do cinema sobre o retrato da questão palestina”, Hussain falará de seu projeto “Ön the horizon of a dead sea”, um documentário em produção em parceria com o ICArabe. Nele, o diretor busca uma des-excepcionalização da Palestina, mas ainda assim mantendo a especificidade de sua luta. A conversa, mediada por Arturo Hartmann, jornalista e co-diretor do documentário “Sobre Futebol e Barreiras” (2011), se dará sobre os retratos da questão palestina abordando a responsabilidade internacional a respeito de uma solução.

Amin trará a suas referências como advogado, artista visual e ativista baseado em Nova York. Em 2011, deixou um emprego em uma grande empresa para se tornar um dos membros de destaque do movimento Occupy Wall Street, onde utilizou a experiência que teve em sua adolescência na 1ª Intifada, em 1987. Mais informações sobre a Mostra Mundo Árabe de Cinema.

“Nosoutros”, de Rogério Ferrari @ Matilha Cultural
Abertura: 27 de agosto, às 19h
Período expositivo: de 27de agosto a 11 de setembro
Projeções: dias 27, 28, 29 e 30 de agosto, 19h e 21h
Classificação etária: livre

“Orgulho”, de Charles Oak @ Matilha Cultural
Abertura: 27 de agosto às 19h – Arena
Período expositivo: de 27 de agosto a 11 de setembro
Classificação etária: livre

Mostra Mundo Árabe de Cinema @ Matilha Cultural
27 de agosto, 20h: Muros | Marte ao Amanhecer
28 de agosto, 20h: Festival Pan-africano Argel
29 de agosto, 20h: Área livre | A Ira da Tartaruga
30 de agosto, 20h: Underground na Superfície

Matilha Cultural
Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636.
Horários de funcionamento: de terça-feira a domingo, da 12h às 20h; exceto sábados, das 14h às 20h
Wi-fi grátis
Cartões: VISA (débito/ crédito)
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães