Nesta quarta, 17 de junho, às 19h, a Orquestra Sinfônica Brasileira – comandada pelo seu maestro assistente – Lee Mills, realiza no Espaço BNDES, no Centro do Rio, o primeiro concerto, dos dois organizados para o ano, da série “Quartas Clássicas”, projeto desenvolvido pelo BNDES. No repertório da apresentação, que será gratuita, o grupo interpreta obras de Grieg, Poulenc e Spohr. Haverá distribuição de senhas uma hora antes do início do concerto. O público poderá garantir o lugar antecipadamente no site do BNDES e retirar o ingresso no local, também uma hora antes do começo da apresentação.
Para este primeiro concerto do ano no projeto, os músicos se organizam em Orquestra de Cordas, Trio de Metais, e Noneto de Cordas e Sopros. No repertório estão as obras “Suite Holberg, Op.40”, de Edvard Grieg, com forte traço nacionalista enaltecendo o folclore e a música tradicional norueguesa, terra natal do compositor; “Sonata para Trio de Metais”, do frânces Francis Poulenc; e “Noneto, Op.31”, do alemão Louis Spohr.
Lee Mills assumiu o cargo de Maestro Assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira em 2014, após atuar como diretor musical da Orquestra Sinfônica da Universidade de Towson, em Maryland, por três anos. Vencedor da bolsa da Fundação Georg Solti nos EUA, formou-se em regência orquestral em 2011, tendo como tutores Marin Alsop e Gustav Meier. Foi o fundador da Orquestra de Câmara Divertimento em Walla Walla, Washington, e já atuou à frente das sinfônicas de Saint Louis, Baltimore e Bozeman, dos balés de Moscou e Montana, e de diversos outros grupos.
A Orquestra Sinfônica Brasileira é o mais tradicional conjunto sinfônico do país que, em 2015, comemora 75 anos de história. Composta por mais de cem músicos, a orquestra tem Roberto Minczuk como maestro titular e Pablo Castellar como diretor artístico. Fundada em 1940, pelo maestro José Siqueira, a OSB foi a primeira a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. As missões institucionais contemplam a conquista de novos públicos para a música sinfônica, o incentivo a novos talentos e a divulgação de um repertório diversificado, objetivos alcançados em mais de quatro mil concertos realizados durante sete décadas e meia de trajetória ininterrupta.
Para lembrar os 75 anos de sua fundação, a OSB preparou a temporada 2015 toda em clima de celebração, unindo aos festejos da sua efeméride os 450 anos do Rio de Janeiro. O concerto comemorativo oficial será realizado em agosto, mês do aniversário da orquestra, no Theatro Municipal do Rio com presença do pianista Arnaldo Cohen e regência do maestro Roberto Minczuk.
Projeto “Quartas Clássicas” BNDES
Quarta-feira, 17 de junho, às 19h, no Espaço BNDES – OSB – Lee Mills, regência
Programa:
Edvard Grieg – Holberg Suite, Op. 40: Aus Holbergs Zeit
Francis Poulenc – Sonata para Trio de Metais
Louis Spohr – Noneto, Op.31
Serviço:
Local: Avenida República do Chile, 100, Centro.
O concerto será gratuito, com distribuição de senhas com uma hora de antecedência. O público poderá reservar o lugar através do site do banco – www.bndes.gov.br – e depois retirar o ingresso na hora, também com uma hora de antecedência.
Classificação: livre