Pinacoteca de São Paulo expõe seu acervo de arte contemporânea

Mostra faz parte do calendário que comemora os 110 anos do museu e apresenta um panorama abrangente da produção nacional desde os anos 80

A Pinacoteca de São Paulo, abre dia 20 de novembro a exposição “Uma coleção particular – Arte contemporânea no acervo da Pinacoteca” que apresenta um panorama da arte contemporânea no Brasil a partir de sua coleção. Uma seleção que reúne mais de 60 obras, a maioria incorporada recentemente ao acervo da instituição e com trabalhos que vêm a público pela primeira vez – como é o caso dos empréstimos em comodato da coleção Roger Wright, parceria firmada este ano.

São pinturas, esculturas, vídeos, fotografias, desenhos, gravuras e instalações, realizadas de 1980 até hoje por artistas nascidos ou radicados no país. “O corte cronológico considera o processo de reorganização da vida política e cultural brasileira com o fim da ditadura militar (1964-1985), mas também leva em conta um período de reestruturação da própria Pinacoteca, que compreende, por exemplo, a reforma de sua sede, entre 1994 e 1998”, explica o curador da Pinacoteca José Augusto Ribeiro.

Grande parte dos artistas desta mostra compôs a programação da Pinacoteca nos últimos anos, por isso também ela faz parte do calendário comemorativo de 110 anos do museu. A exposição permanece em cartaz até 31 de janeiro de 2016.

Exposição “Uma coleção particular – Arte contemporânea no acervo da Pinacoteca”
Data: de 20 de novembro até 31 de janeiro
Horário: terça a domingo das 10 às 17h30
Ingresso: R$6,00  (inteira) e R$ 3,00 (meia) / Grátis aos sábados/ Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam
Local: Pinacoteca de São Paulo – Praça da Luz, 2, centro – São Paulo/SP
Classificação etária: livre