A peça “O Doente Imaginário” faz apresentação única neste domingo, 6 de setembro às 20h00 no Teatro Tobias Barreto, no centro de Aracaju. O espetáculo tem direção de Lindemberg Monteiro. O texto é um clássico do autor Molière e conta a história de Argolo, um hipocondríaco, que se julga doente, mesmo sem estar. Viciado em remédios, Argolo acata toda e qualquer ordem do médico, que por sua vez, se aproveita da situação.
Não bastasse essa loucura, Argolo ainda quer que sua filha, Angélica, se case com o filho de um médico, para que ele receba tratamento como favor de seu genro, ainda que ela estivesse apaixonada por Creonte, que não faz medicina.
O irmão de Argolo junto com a criada Tonha tentam, a qualquer custo, “curar” Argolo de sua fixação em médicos. Molière satiriza a precária ciência do seu tempo e a medicina que considerava atrasada para a Europa da Época.
O Doente Imaginário (Le Malade Imaginaire, é o seu título original) foi a última peça escrita por Molière, em 1673. É também uma de suas obras primas. Em sua primeira montagem, o próprio Molière interpretava Argon, o hipocondríaco, quando teve que ser retirado do palco após um violento acesso de tosse. Poucas horas depois, morreu de tuberculose.
A Cia de Teatro Stultifera Navis participa ainda da programação do Festival Sergipano de Artes Cênicas 2015, como espetáculo convidado. A entrada é gratuita. Em outubro a cia chega ao Rio de Janeiro, com datas ainda a serem confirmadas.
“O Doente Imaginário”
Data: 06 de setembro
Local: Teatro Tobias Barreto, Av. Tancredo Neves, 1997 – Centro
Hora: 20h
Entrada gratuita
Duração: 1h20min
Classificação: 14 anos