A “1ª Mostra de Teatro Infantil para toda a família”, que acontece de 9 a 31 de janeiro sempre aos sábados e domingos, às 17h, no Teatro Glaúcio Gil em Copacabana, Zona Sul do Rio, oferece ao público espetáculos com temas pertinentes à família contemporânea, a partir de clássicos da literatura brasileira e universal, de forma responsável, criativa e divertida, utilizando estéticas rústicas, artesanais e dramaturgias com respeito a temática família. A mostra conta com a curadoria do ator e produtor Alexandre Lino.
No primeiro fim de semana do evento, 9 e 10 de janeiro respectivamente, tem o espetáculo “As aventuras de Pinóquio”, sobre as incríveis aventuras do boneco de madeira que ganha vida e sonha em ser um menino de verdade. Conto que está no imaginário popular desde a sua criação no final do século XIX na Itália e é no Brasil uma das lendas mais contadas para as crianças. O grilo, a fada, a raposa, o peixe cão, e vários outros personagens são lembrados nessa fantasia tão delicada quanto divertida.
Em cena o elenco de “As aventuras de Pinoquio” (Foto: Reprodução)Já nos dias 16 e 17 de janeiro é a vez da peça “O boi da cara preta”, a história de Rosa que, ao ouvir a cantiga do Boi da Cara Preta cantarolada por seu pai, fica muito intrigada e curiosa para conhecer este boi. Filha de Francisco, a menina é órfã de mãe. Tecnológica e com vocabulário moderninho, ela e seu pai vão passar uns dias na fazenda, o que para a menina é um programa meio esquisito já que vive num mundo virtual paralelo. Na fazenda, conhece Antonio, um garoto de 12 anos que diferente de Rosa adora o campo, o verde, os bichos e adorar brincar de pés descalços. Durante as férias na fazenda, ela conhece o tal “O Boi da Cara Preta” com fama de malvado. Este encontro divertido se transforma em grandes surpresas e muita festa.
Dias 16 e 17 de janeiro é a vez da peça ” O boi da cara preta” (Foto: Reprodução)Os dias 23 e 24 de janeiro são reservados para “O pulgo e O elefante”, livremente inspirado no livro “História de Dois Amores”, escrito em 1985 pelo poeta Carlos Drummond de Andrade. Em foco a história do Elefante que vence sua timidez e se apaixona pela mais bela elefanta africana e o Pulgo não faz por menos, encontrar sua parceira ideal, a pulga azul. A montagem que tem estreia nacional é composta por músicas inéditas que ilustram as ações dos personagens ao longo da encenação.
Peça “O pulgo e O elefante”, livremente inspirada no livro “História de Dois Amores” (Foto: Reprodução)Para fechar o mês, os dias 30 e 31, acontece o espetáculo “O Duende Rumpesltitiskin”. A história do Duende que não pode ter seu nome revelado e se aproveita das fragilidades de uma jovem camponesa, aprisionada pelo Rei numa torre para transformar palha em ouro. A peça tem alguns truques de mágica e trilha sonora original tocada no acordeon pelo músico e diretor musical da peça Tibor Fittel.
Mistério e magia são os temas de “O Duende Rumpesltitiskin” (Foto: Reprodução)“1ª Mostra de Teatro Infantil para toda a família”
Data: temporada de 9 a 31 de janeiro
Horário: sábados e domingos, às 17h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia)
Local: Teatro Glaucio Gil, Praça Cardeal Arcoverde, s/n – Copacabana – Rio de Janeiro
Classificação etária: livre