O 38º salão de artes plásticas de Ilhabela terá a participação de nomes de peso da arte contemporânea brasileira. Katia Canton, curadora do MAC, Oscar D’Ambrósio, integrante da Associação Internacional de Críticos de Arte, e Paulo Klein, crítico e curador, se reúnem no próximo sábado, 22 de agosto, para escolher os melhores trabalhos que concorrem ao prêmio Waldemar Belisário. O coquetel de abertura para revelação dos ganhadores será no dia 28 de agosto.
O Salão de Artes Waldemar Belisário já tem mais de 100 obras inscritas, provenientes de artistas de diversos estados do país. Nestes quase 40 anos de história, o evento teve a participação de artistas brasileiros e caiçaras que, hoje, possuem reconhecimento internacional. É o caso de Marcos Panuzio, Marizilda Gasbarro, Zé Paulo e Pituca, que também estão com trabalhos inscritos para este ano.
Um dos destaques de 2015 é o artista paulista Genésio Telles, que já expôs suas obras em países, como França, Itália, Espanha, Portugal e Estados Unidos. Ele considera o salão importante para estimular as artes plásticas no país e prometeu surpreender com seu trabalho este ano. “Este é um evento tradicional e que continua com toda a força, indo na contramão de muitas galerias de arte que estão fechando pelo mundo. O artista precisa de espaço para expor e de estímulo para continuar. Estou orgulhoso de participar de um salão com tal credibilidade e de apresentar minhas ‘brincadeiras’. Espero surpreender”, destacou ele.
Promovido pela prefeitura da cidade por meio da Secretaria da Cultura e da Fundação de Arte e Cultura (Fundaci), o salão reúne as categorias: pintura, escultura, fotografia, desenho, instalação, gravura e técnica mista. Os prêmios chegam a R$ 1,5 mil por categoria e o troféu Waldemar Belisário terá premiação de R$ 3,5 mil. A mostra acontece na sede da Secretaria de Cultura, na Vila – centro histórico de Ilhabela, e vai até o dia 30 de setembro.