Artista plástico Raimundo Rodriguez expõe ‘Multiversos: Revisto e Ampliado’ no Rio

Artista apresenta Mostra individual na UERJ e participa de outra oletiva no Museu doe Arte do Rio

O artista plástico Raimundo Rodriguez está em cartaz desde o dia 17 de março com a exposição “Multiversos: Revisto e Ampliado”. A mostra reúne, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Urca, pinturas, desenhos, colagens e esculturas de Rodriguez.  As obras são confeccionadas com diversos materiais, entre eles latas, caixas de leite e tecidos. O evento fica até 29 de abril.

Já na TV Globo, especialmente na novela “Velho Chico”, é possível estar mais perto do trabalho do artista visual. Responsável por todos os oratórios dos personagens, bem como altares, santos e outros objetos intimamente ligados a religiosidade, Raimundo compõe os ambientes artísticos no qual decorrem as cenas da trama escrita por Benedito Rui Barbosa e dirigida por Luiz Fernando Carvalho.

Em “Velho Chico” Raimundo e sua equipe confeccionaram mais de 500 imagens de santos e dezenas de estandartes e oratórios. Entre elas os oratórios dos personagens Doninha (Bárbara Reis), Belmiro (Chico Díaz), Leonor (Marina Nery), Rosa (Rodrigo Lombardi) e Encarnação (Selma Egrei).

Outras peças especiais ligadas ao tema de religiosidade também levam a assinatura de Raimundo Rodriguez. Como por exemplo, o altar de 8 metros por 6 metros construído, utilizando materiais reaproveitados dos descartes do Projac, para o casamento dos personagens Afrânio (Rodrigo Santoro) e Leonor (Marina Nery) e Maria Thereza e Carlos Eduardo. Essa peça ficará de presente para o Convento de Santo Antônio, em São Francisco do Paraguaçu, em Cachoeira (BA) após o final das filmagens de “Velho Chico”.

Rodrigo Santoro em frente a uma das obras de Raimundo Rodriguez em “Velho Chico” (Foto: Divulgação)