O 8-bitch é um projeto de street artquetraz o mundo virtual e dos consoles para as ruas de forma lúdica e divertida. A dupla se inspirou nos personagens Donkey Kong, Pac-Man e Q-Bert dos jogos arcade clássicos de Pixels, filme que estreia no dia 23 de julho, para uma ação a partir da apropriação desses personagens icônicos do universo dos videogames em intervenções nas ruas.

“Após a conclusão de um grande painel que fizemos em parceria com a Sony Pictures para o lançamento de Pixels na cidade de São Paulo, dentro da estação de metrô Pinheiros,veio a vontade de levar esses personagens que adoramos para as ruas”, afirma o duo.

Para os artistas do 8-bitch, a composição em pixels é simples e minimalista e ao conversar com a arte urbana, ultrapassa o limite de ser uma arte nostálgica, apesar de fazer parte de uma geração que cresceu em frente às telas e que tem os games em geral como uma referência importante, tanto como o cinema e a música.

Independente dos avanços tecnológicos, o princípio dos games é a interação: um console, um controle, amigos na sala ou virtuais. O objetivo do projeto segue o mesmo princípio, uma vez que a arte através dos pixels cria uma espécie de identificação imediata, que trabalha a memória afetiva, mas também pode ser entendida por qualquer pessoa, de qualquer idade.

As obras do 8-bitch project estão ligadas ao contexto do local onde são inseridas. Personagens ícones dos anos 80 e 90, tais como Mario e Luigi, que ganham novas roupagens para interagir com as pessoas para criar situações inusitadas .O projeto começou no Rio de Janeiro e chegou em diversas outras cidades brasileiras, como São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e outras.