Qual imagem faria mais falta se você não pudesse mais enxergar? Essa questão motivou a exposição gratuita “Veja bem, Veja para sempre, que ocorre a partir do dia 24 de junho, em São Paulo. A iniciativa faz parte de uma campanha da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), em parceria com o laboratório Novartis, que ocorre desde 2013, com diversas ações pelo Brasil. A exposição tem como objetivo mostrar não só a questão cultural ao público, mas também os riscos e formas de prevenção das principais doenças da retina, além da importância do diagnóstico e tratamento precoce que podem evitar a cegueira em milhares de pacientes.

De acordo com a SBRV, cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de alguma doença da retina atualmente, muitos sem sequer saber. A retina é uma estrutura ocular sensível, responsável por captar e processar as imagens no olho humano. Na exposição, as pessoas poderão conhecer as imagens favoritas de atores, cantores e atletas olímpicos, além de depoimentos dessas personalidades sobre o porquê da opção pela foto escolhida.  Participam dessa mostra: Helena Ranaldi, Isabel Fillardis, Bárbara Paz, Tuca Andrada, os esportistas Zetti e Virna, Alessandra Negrini entre outros.

O narrador Xuxa deu sua declaração para a exposição “Veja bem, Veja para sempre” (Foto: Reprodução)

A exposição “Veja bem, Veja para sempre” é a primeira sobre doenças da retina realizada no Brasil. O público presente poderá ainda se informar sobre as doenças mais frequentes da retina e interagir com imagens que foram concebidas de acordo com a visão de quem tem o problema. “Queremos conscientizar o maior número de pessoas sobre doenças da retina. Outro objetivo é alertar a população sobre a importância de procurar um especialista para ter acesso ao diagnóstico e tratamento  adequados”, diz André Gomes, presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

“Exposição Veja bem, Veja para sempre”

Data: de 24 de junho a 1 de julho
Local: Estação da Luz – Praça da Luz, 1, Luz, São Paulo – SP
Horário: das 5h à meia-noite
Entrada: gratuita