Os cariocas podem conferir até o dia 20 de setembro a mostra “Tarsila e Mulheres Modernas no Rio”, no Museu de Arte do Rio (MAR). A exposição, que ocupa o segundo andar do belo museu, apresenta ao público as conquistas de figuras femininas importantes dentro da cultura brasileira, como Tarsila do Amaral, Chiquinha Gonzaga, Clarice Lispector, Djanira da Mota e Silva e Lota de Macedo Soares.
A mostra reúne ainda fotografias e recortes de jornais para contar a história de mulheres que, ao contrário das retratadas por Debret, foram às ruas para lutar por seus direitos e de seus familiares, como a Pagu, primeira presa política do país, e a viúva de Amarildo, que enfrenta nos dias atuais a polícia na busca pelo corpo de seu marido.
“Tarsila e Mulheres Modernas no Rio” descreve um percurso do fim do século XIX ao término da Segunda Grande Guerra apresentando mulheres que, em seus diferentes campos, guardam entre si um traço comum: os papéis modernos, ou mesmo revolucionários, que desempenharam em suas áreas. A curadoria é de Hecilda Fadel, Marcelo Campos, Nataraj Trinta e Paulo Herkenhoff, com assistência de Julia Baker, que expressa a diversidade de discursos sobre o feminino propostos nesta exposição.
Exposição ‘Tarsila e Mulheres Modernas no Rio’ no Museu de Arte do Rio (MAR)
Data: De terça a domingo, até o dia 20 de setembro
Horário: Das 10h às 20 horas
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). A entrada é gratuita às terças-feiras
Endereço: Praça Mauá, 5, Centro – Rio de Janeiro
Informações: (21) 3031-2741