A partir desta segunda-feira, 29 de fevereiro, o Rio de Janeiro recebe uma mostra que tem como objetivo resgatar, valorizar e preservar a memória social do Rio de Janeiro, é a exposição “Favela tem Memória”, que acontece na estação do metrô Pavuna, na Zona Norte. A exposição fica instalada na estação Pavuna até 8 de março para em seguida, de 09 a 18 do mesmo mês seguir para a estação General Osório, na Zona Sul. Nas duas estações, exceto nos fins de semana, o público pode conferir a mostra das 9h às 18h.
O acervo histórico está dividido em 87 imagens feitas pela equipe do Favela tem Memória, e o jornal Correio da Manhã é responsável por 141 fotos. Ao todo, serão 228 ilustrações de momentos registrados em diferentes épocas pelos moradores dos morros da Providência, Santo Antonio, Salgueiro, Mangueira, Chapadão, Pedreira, Parque Acari, Colégio, Borel, São Carlos, Mineira, Pavão e Pavãozinho e Rocinha.
O projeto conta com uma reconstrução fotográfica, histórica e audiovisual, que mostra as transformações dos estilos de vida e da paisagem urbana das comunidades do Rio de Janeiro com o passar dos anos. Unindo passado, presente e futuro para proporcionar ao espectador uma experiência antropológica e sociológica intensa.
Exposição: “Favela tem Memória”
Data: de 29 de fevereiro à 08 de março na estação de metrô Pavuna
a partir de 09 de março até o dia 18 na estação de metrô General Osório
Horário: das 9h às 18h, exceto nos fins de semana
Ingressos: entrada gratuita
Classificação etária: livre