Festival 'Visualismo, Arte, Tecnologia e Cidade' acontece em setembro no Rio

O evento conta com performances, intervenções audiovisuais e ações urbanas

O festival “Visualismo, Arte, Tecnologia e Cidade” vai acontecer entre os dias 6 e 12 de setembro no Parque Madureira, a Central do Brasil e a Praça Mauá, no Rio de Janeiro. O evento conta com performances, intervenções audiovisuais e ações urbanas. A ideia é discutir a questão dos desafios da apropriação do espaço público e as perspectivas do suporte tecnológico para manifestações artísticas.

O projeto nasceu da premissa de que o espaço não é um dado fixo. Ele é moldado pelo uso e coloca foco em manifestações artísticas que articulam novas visões com auxilio da linguagem audiovisual, adotando como suporte um pouco da imaterialidade da imagem em movimento, um pouco da arquitetura urbana, um pouco de uma arte em consonância com as tensões da cidade. O seminário discute arte e tecnologia nos campos do espaço urbano.

Paralelo ao festival acontece um seminário que vai envolver os estudantes da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, do programa Práticas Artísticas Contemporâneas – Imersão de Inverno 2015, e tem apoio do Museu de Arte do Rio.

O evento ainda conta com um laboratório destinado aos artistas convidados. Nesta etapa laboratorial os artistas terão a oportunidade de otimizar o desenvolvimento e a viabilidade de suas propostas com a curadoria de especialistas também convidados.