A galeria 1500 Babilônia, na Zona Sul do Rio, promove a exposição gratuita “Redesenhos”, do fotógrafo paulista Edouard Fraipont. A abertura acontece no dia 14 de maio e vai até 18 de julho. A visitação fica de quinta-feira a sábado, das 10 às 18h, na rua Marquês de Abrantes, 19, Leme.

Com sete imagens e um vídeo, a mostra, que tem direção de Alex Bueno de Moraes, aborda a definição de “foto-performance”, em parceria com a coreógrafa e bailarina Alexandra Naudet. Os trabalhos trazem figuras que se montam com movimento da artista e pela forma com a qual se envolve com a luz quando é fotografada.

Bailarina Alexandra Naudet em registro na exposição “Redesenhos” (Fonte : Edouard Fraipont)

Nesta proposta, em um ambiente de pouca iluminação, Edouard Fraipont figura como o executor da luz e Alexandra usa seu corpo para moldá-la. Não há só a captação de uma cena e, sim, de uma matéria em movimento, que oferece traços e momentos únicos. “A intenção é transgredir limites do corpo e reapresentar novas figuras como visões de um imaginário fotográfico. O corpo e a luz ‘performam’ paralelamente”, esclarece o fotógrafo.

A exposição também traz o vídeo “Desenho reanimado”, com trilha sonora do músico experimental Muep Etmo. Nele, Edouard retrata apresenta uma animação de fotografias que trazem novamente movimento às imagens e, assim, faz surgir personagens que representam mais intenções do que aspectos próprios do mundo visível.

“Redesenhos, de Edouard Fraipont”                      

Período: 14 de maio a 18 de julho de 2015

Local: 1500 Babilônia  – Rua Marquês de Abrantes, 19, Babilônia, Leme – Rio de Janeiro

Horários: Quinta-feira a sábado, das 10 às 18h, ou por agendamento – galeria@1500babilonia.com