Quem já pensou em ser Frida Kahlo, nem que fosse por alguns instantes? Neste sábado, 16 de maio, a lendária artista plástica recebe uma homenagem no Sesc Tijuca, com exposição gratuita interativa “Todos podem ser Frida”, da fotógrafa Camila Fontenele. Os visitantes da abertura podem, inclusive, participar da experiência, sendo caracterizados como a pintora mexicana.
As fotos das pessoas que se “tornarem” Frida Kahlo nessa intervenção serão fotografadas por Camila e expostas na mostra, que fica em cartaz no Rio até 12 de julho, após ter passado por São Paulo e Minas Gerais. De acordo com a produção, essa participação dialoga com os reais objetivos de aproximar o público da obra de Frida Kahlo, além de tratar a conexão da arte, identidade de gênero e comportamento social, temas tão discutidos ultimamente.
Famosa pintora ganha homenagem no Sesc Tijuca, no Rio (Foto: Reprodução/Camila Fontenele)
A fotógrafa paulista idealizadora da mostra comenta que viajar com o projeto a faz muito feliz, “por mais que o processo de intervenção seja o mesmo, em cada cidade é especial de uma forma única”. Ela conta ter a famosa pintora tem grande participação em sua vida. “Espero que os visitantes gostem, Frida Kahlo mudou minha vida e espero conseguir passar isso aos demais. É como se eu pudesse transcender e recolocar minhas memórias dentro do coração novamente”, anima-se Camila Fontenele.
“Todos podem ser Frida” é estruturada para contar a trajetória da Kahlo em cinco momentos, escolhidos pela fotógrafa: “Frida por inteiro”, “O amor de Frida”, “A dor de Frida” “As cores de Frida” e “O aborto de Frida”. Os modelos dos registros são todos do sexo masculino e a inversão de gênero e papéis dá um novo ar à proposta. A exposição já é conhecida na América Latina e por causa dela, Camila recebeu Mérito Artístico Cultural no grau de artista fotográfica, em 2013.
A técnica de Artes Visuais do Sesc Tijuca, Maria Clara Dias Rocha, sintetiza a importância de promover esse trabalho. “Frida Kahlo é uma das mais importantes artistas plásticas do século XX e expor sua história de maneira tão próxima ao publico faz parte da missão do Sesc de democratizar a arte”, conclui.
“Todos podem ser Frida” – Exposição e intervenção fotográfica
Intervenção: 16 e 17 de maio
Horário: sábado de domingo, das 10h às 13h e 14h às 17h
Exposição: de 16 de maio a 12 de julho
Horário: terça-feira a domingo, das 9h às 18h
Local: Sesc Tijuca – Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca – Rio de Janeiro
Informações: (21) 3238-2164
Entrada: gratuita
Classificação etária: livre