Gustavo Malheiros faz exposição fotográfica de anônimos famosos cariocas

Exposição fica em cartaz até o dia 29 de novembro em Santa Teresa e a entrada é gratuita

O Rio de Janeiro será invadido a partir do dia 7 de novembro por lambe lambes estampados com fotos de personagens ilustres que habitam a cidade. São 10 cartazes diferentes, distribuídos pelos bairros os personagens geralmente não circulam, promovendo uma grande mostra a céu aberto. A ação anuncia a abertura da exposição “Anônimos Famosos”, do fotógrafo Gustavo Malheiros, que acontece durante o mês de novembro, em Santa Teresa.

A exposição acontece a partir do amplo trabalho de Gustavo, que retratou em seus dois livros homônimos (Anônimos Famosos 1 e 2), personalidades que não são celebridades, mas são conhecidas por grande parte dos cariocas, nos diferentes bairros do município.

Pessoas como Dona Suluca da Mangueira, personagem das mais lendárias da tradicional agremiação, Luiz Quinderé, do Brownie do Luiz, que começou a vender a iguaria produzida por ele mesmo aos 15 anos e hoje é conhecido em toda a cidade, e Ivy Amista da Lima, o polêmico “Xuxa do Sinal”, que circula entre os motoristas do trânsito da Barra, paramentado como a apresentadora.

Ao todo, quarenta personagens foram selecionados entre os quase noventa já retratados por Malheiros desde 2000, quando começou a fotografar os primeiros “Anônimos Famosos”. Além de personalidades que ainda circulam pela cidade, o fotógrafo também escolheu homenagear ilustres desconhecidos como Jórge Selaron, artista chileno responsável pela famosa escadaria que liga a Lapa e Santa Teresa, Delegado da Mangueira, o mestre-sala irmão de dona Suluca que só teve notas dez em suas performances na avenida e Seu Francisco das Rosas – todos já falecidos, mas eternizados na memória de muitos cariocas. E no trabalho de Gustavo Malheiros.

Exposição “Anônimos Famosos”

Data: de 7 a 29 de novembro
Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas – Santa Teresa
Entrada: gratuita