A Homegrown, que tem sede em Ipanema, e está completando 10 anos, inaugura este mês um novo espaço na Tijuca, na Zona Norte do Rio, e apresenta em sua galeria a exposição “Lelo: DoisD / TrêsD”. A abertura do local e a primeira mostra na galeria será na quinta-feira, 13 de agosto. A nova sede fica na Rua General Roca, 514, próxima à praça Saens Peña.

“Acho muito importante levarmos cultura para a Zona Norte que muitas vezes é esquecida em projetos legais”, afirma Bill Tassinari, um dos sócios da Homegrown ao lado de Pedro Henrique de Oliveira. “Trazer a Homegrown para a Zona Norte é a concretização de mais um projeto, mais uma vitória. Sempre sonhamos em ter uma galeria independente, ter exclusividade nos artistas que estamos apresentando”, explica Pedro.

Graças ao espaço maior, o ambiente da galeria terá uma sala anexa com gravuras, além do acervo com obras de sete artistas do cenário urbano e contemporâneo. João Lelo, Bruno Big, Marcelo Macedo, Marcelo Ment, Marcio SWK, Ronaldo Land e Mottilaa serão os artistas representados na nova sede. Seus trabalhos ficarão acessíveis durante todo o ano, independentemente da exposição que estiver em cartaz. A Homegrown contará também com uma barbearia, uma loja de roupas e acessórios, sneakers, um bar, um café e ainda um espaço para cursos e workshops.

“Devemos muito ao nosso público da Zona Norte e sempre tivemos vontade de retribuir esse carinho. Os workshops e cursos serão uma novidade muito interessante, uma forma de retribuir e compartilhar nosso aprendizado e o aprendizado de nossos artistas e parceiros com mais gente. Passar o conhecimento adiante, além de continuar fomentando a cultura urbana e o mercado”, analisa Marco André Tosatth, também sócio da Homegrown.

“O que nos motivou realmente a abrir uma loja na Tijuca foi a experiência que vivemos com a realização do Arte Core. Percebemos que nosso conceito tem grande público apreciador e degustador na Zona Norte, que foi em massa no evento, sendo inclusive a maioria. Esse fato nos fez refletir em abrir essa loja. A Zona Norte tem a legitimidade nos movimentos que apresentamos e representamos, o graffiti, a arte urbana, a cultura sneaker, a cultura urbana em geral”, explica Pedro Henrique de Oliveira Rodrigues.

A primeira exposição da nova sede – Lelo: DoisD / TrêsD

João Lelo será o primeiro artista a estampar as paredes da nova galeria com a mostra Lelo: DoisD / TrêsD. Aexposição reflete o resultado de estudos do artista a fim de atravessar a barreira do bidimensional em seu trabalho. Autodidata, ele é conhecido pelo trabalho com arte urbana, com produção que abrange murais, pinturas, desenhos, gravuras, vídeos e mais recentemente esculturas e objetos. Na exposição, Lelo apresentará três séries que mostrarão a transição entre o bidimensional e o tridimensional.

“Uma série terá desenhos/colagens sobre papel, onde além da pintura à mão, misturo impressões em serigrafia e colagens em papel, a “Cosmotivismo” (palavra que criei da mistura de Cosmos e Construtivismo). A segunda será um par de “telas” volumétricas, criados através da sobreposição de formas de madeira e MDF pintados, que formam desenhos bidimensionais com volume. A terceira, são objetos feitos a partir de formas bidimensionais, que montadas de forma transversal criam objetos tridimensionais”, explica o artista.

Lelo: DoisD / TrêsD’

Período de exposição: 13 de agosto a 31 de outubro

Horário de visitação: Segunda a sexta, das 10h às 20h; sábs e feriados, das 10h às 18h.

Endereço: Rua General Roca, 514 – Tijuca

Telefone: 3189-6661

Entrada Gratuita / Classificação livre

Contato: galeria@hg68.com.br