A geração do rock nacional que acompanhou o surgimento de bandas como Legião Urbana, Kid Abelha, Paralamas do Sucesso, Biquini Cavadão e Barão Vermelho (e quem não viveu esse período também, claro) poderá reviver um passado de glória a partir de 5 de agosto no Imperator – Centro Cultural João Nogueira. O segundo andar do maior centro de artes da Zona Norte, no Méier, recebe a exposição “Maldita 3.0 – No Universo da Rádio Fluminense” que exibe itens raros do acervo da Rádio Fluminense FM, apelidada de Maldita, retratando a sua história, que se confunde com a própria história do gênero no Brasil. A exposição segue até 4 de novembro.
Exposição traz uma imersão no universo do rock nacional através da trajetória da extinta rádio (Foto: Divulgação)A exposição multimídia reúne fotos e vídeos inéditos de bastidores e expõe a rotina de profissionais que passaram pela rádio, que permaneceu no ar por mais de 15 anos, com sede em Niterói. O acervo ainda ganhou imagens de cobertura de eventos que arrastaram multidões e as bandas de rock nacional que marcaram presença na programação. Além de uma memorabilia com equipamentos e prêmios que a rádio conquistou.
O responsável pela curadoria, o gestor de projetos web e cultura digital, Alessandro Alr, comemora a abertura da exposição na Zona Norte. “O Méier tem longa relação com o rock, desde a década de 60, quando a chamada ‘juventude transviada’ circulava pela Dias da Cruz com suas lambretas e jaquetas de couro. Nos anos 90, grandes nomes do rock mundial se apresentaram por aqui como Slayer, Body Count, Dead Can Dance, Anthrax e tantos outros nacionais como Titãs, Lobão, Sepultura”, conta Alessandro que revela como garimpou os itens do acervo. “Localizamos todo o tipo de material do próprio acervo da rádio, de fãs e de ex-funcionários que, unidos, fazem esse importante resgate da memória do rock nacional”.
(Foto: Divulgação)Entre os itens que mais chamam atenção dos visitantes são as guitarras assinadas por membros do Oasis, Echo & The Bunnymen, Plebe Rude e Legião Urbana, um violão com o autógrafo de Cássia Eller e um skate assinado pelos Beastie Boys, incluindo o falecido MCA. Discos de platina de bandas como Metallica, Linkin Park, Pink Floyd e U2 também estão disponíveis. Ainda como parte da exposição, a “TV Maldita” exibe gravações raras, depoimentos de músicos e personalidades, além de documentários e imagens que revelam a produção musical e o cenário político vivido na época em que rádio este em operação.
Abertura da exposição “Maldita 3.0”
Data: 5 de agosto
Temporada: até 4 de novembro
Local: Imperator – Centro Cultural João Nogueira – Sala de exposições (2º andar) – Rua Dias da Cruz, 170 – Méier
Horário de funcionamento: segunda a sexta: 13h às 22h // sábado e domingo: 10h às 22h
Entrada Franca
Classificação Livre
Informações: 2597-3897 (Das 9h às 12h/13h às 18h)