Entre os dias 5 e 9 de agosto, a cidade histórica de Itu, interior de São Paulo, será palco da segunda edição do Festival de Fotografia Interfoto 2015. Como manifestação cultural e artística que visa valorizar a fotografia em todos os seus aspectos, o evento vai receber entre suas atrações uma exposição da série “Carômetro”, produzida pelo fotógrafo Gustavo Scatena.
Com mais de uma década dedicada à fotografia, Scatena passou seis longos anos retratando anônimos e celebridades bem de perto, ou até perto demais. A exposição reúne 50 imagens e Silvio Santos, Mano Brown, Laerte, Hebe Camargo, os atores da série de TV “Big Band Teory”, Gisele Bundchen, Dominguinhos e Pierre Cardin são apenas algumas das personalidades retratadas.
Itu Inter Foto-Sensível
Em sua segunda edição, o Interfoto Itu inaugura a seção “Itu Inter Foto-Sensível”, espaço dedicado às convocatórias do festival. O tema deste ano, “Tempus Fugit – mas ele foge, irreversivelmente nos escapa”, convida os fotógrafos a construir imagens que refletem sobre o tempo e sua inexorabilidade. Os interessados precisam ter mais de 18 anos e enviar uma única foto com o tema até o dia 15 de julho. Os 15 melhores trabalhos serão contemplados com uma exposição coletiva com o nome da convocatória durante o festival, com o corpo curatorial representado pelo Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba.
O Interfoto possui o apoio de importantes entidades do segmento, da indústria e conta com grandes nomes do universo da Fotografia em sua programação. “Procuramos ser democráticos e idealizamos este evento como um espaço para a celebração da Fotografia em todos os seus aspectos. Temos atrações tanto para os profissionais da área como para fotógrafos amadores, amantes da fotografia e todo o público em geral, que terá neste evento uma opção de turismo e cultura”, revela o fotógrafo Flávio Torres, idealizador do Interfoto com o apoio da ARFOC-SP (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo). A comissão organizadora deste ano também conta com o printer Carlos Marien e o fotógrafo e designer gráfico Alessandro Celante.
Interfoto Itu
Data: de 5 a 9 de agosto de 2015
Local: Itu-SP
Inscrições: Grátis
Exposições
- “Piratas Urbanos” – Sergio Silva
- Kenji Ota
- Retrospectiva ARFOC-CANON 2014
- “Carômetro” – Gustavo Scatena
- “Frontera Cotidiana” – Héctor González de Cunco – Chile
- Convocatória “Tempus Fugit”
- “Janelas da Alma” – Flávio Torres
- “Máscaras Impermanentes” – Alessandro Celante
- “Corpos Caleidoscópicos” – Luciane Panisson
- “O Pai da Minha Mãe” – Rafael Pieroni
- “Manifesto do Papel” – Realização: Canson
- “Vejo Aquilo Que Não Vejo” – Vane Barini
- “Huerquehue” – Joaquín Prieto – Chile
- Projeções alunos CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio)
- “Ilha Bela: Pescando Estrelas” – Filipe Britto
- “A Invasão” – Estefania Gavina
- “Atavos” – Pola Fernandez
- Maior Varal Fotográfico do Mundo (Homenagem aos exageros de Itu)
- “Itu em Fotografias e Postais (Museu Republicano)” – Curadoria: Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego e André Luís de Lima.
- “Escolas e educação nas décadas iniciais da República (Museu Republicano)” – Curadoria: Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, Dra. Anicleide Zequini.
Oficinas
- “Fotografia de Rua” – Keiny Andrade
- “Do Ateliê à Fotografia” – Museu da Energia (Ana Paula Sbrissa e Fernanda Morais)
- “Time Lapse” – Erivam de Oliveira
Palestras
- “Fotografia, uma ferramenta para transitar pela vida” – Héctor González de Cunco
- “Impressão Fine Art” – Fernando Riguetto
- “História da fotografia” – Erivam de Oliveira
- “Foto Jornalismo” – Nilton Fukuda
- “O Papel das Agências de Imagens” – Rubens Chiri
- “História técnica da fotografia no século XIX” – Marly Gonçalves