A questionadora personagem argentina Mafalda, criada pelo cartunista Quino Julieta Colombo é o tema da Exposição “Mafalda na Sopa”, que está em cartaz na Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio, até o dia 24 de outubro. No local, o público pode ainda filmar e fotografar esboços originais, publicações, quadros e cartas.

Na mostra, o público pode ver o desenho original da tirinha contra a ditadura do general Juan Carlos Onganía, o quadro feito pelo cartunista Maurício de Sousa, em homenagem aos 50 anos da personagem argentina, e ainda as imagens de grafites inspirados na personagem e os processos de criação, produção, difusão e circulação da história em quadrinhos, que se tornou referência do humor argentino.

Organizada pelo Ministério das Relações Exteriores da República Argentina, pela Biblioteca Nacional da Argentina e pela Biblioteca Nacional Mariano Moreno, a exposição “Mafalda na Sopa” é uma referência à expressão hermana “En su sopa”, que significa: confortável em sua área. Além disso, brinca com o prato que a personagem menos gosta e já rendeu diversas tirinhas.