MASP abre exposição sobre Tarsila do Amaral, e obras ganham acervo de arazzos e tapeçarias

By Kamy é única brand do mundo autorizada a produzir as obras da artista

"Abaporu", de Tarsila do Amaral (Reprodução)
"Abaporu", de Tarsila do Amaral (Reprodução)

Reconhecida como uma das maiores representantes brasileiras do modernismo, Tarsila do Amaral está super em alta e vem mostrando todo seu Savoir-Faire neste início de ano, depois de surpreender com uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) e a venda da obra “A Lua” por uma cifra aproximada de US$ 20 milhões – a mais cara já vendida de um artista brasileiro. Agora, ela é tema da exposição “Tarsila Popular”, em exibição no Museu de Arte de São Paulo (MASP), em iniciativa de Tarsilinha, sobrinha neta da artista, e exibe grandes obras de sua carreira, entre elas, o famoso “Abaporu”, que retorna à pátria após 11 anos.

Ainda que influenciada pela estética europeia, Tarsila consegui retratar temas e narrativas da cultura popular brasileira, evidenciando em seus desenhos e pinturas, cenas do carnaval, favelas, lendas indígenas e representações religiosas, contribuindo para a construção de uma identidade nacional das artes. Personalidade e versatilidade, que atravessou gerações e inspira até hoje, artistas e designers de diversas áreas de atuação e tem sua história entrelaçada pelas tramas de suas tapeçarias, que trouxe suas pinceladas para o universo do tecido, produzidas em uma série exclusiva e limitada de arazzos pela By Kamy.

A marca é única brand do mundo autorizada a produzir as obras de Tarsila do Amaral em arazzos/tapeçaria, e apresenta em seu acervo, mais de 25 obras feitas à mão na China e dignas da excelência e da maestria da artista. Cada uma delas é única e está disponível em três tamanhos.