Mais uma mostra que promete fazer sucesso e formar muitas filas em torno do prédio histórico do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro será aberta amanhã. A exposição ‘Picasso e a Modernidade Espanhola’ traz para o Brasil 90 obras do Museo Reina Sofia, de Madri, Espanha.

A mostra vai, entre outros aspectos, oferecer ao público brasileiro diferentes abordagens sobre as contribuições do fundador do Cubismo e de seus contemporâneos ao cenário internacional da arte. Com curadoria de Eugenio Carmona, professor de História da Arte da Universidade de Málaga e conceituado especialista no tema, a exposição ficará em cartaz de 24 de junho a 7 de setembro no CCBB do Rio de Janeiro, após uma temporada de sucesso em São Paulo.

Entre as obras presentes estão Cabeça de Mulher (1910), Busto e Paleta (1932), Retrato de Dora Maar (1939) e O Pintor e a Modelo (1963). Também estarão expostos estudos e esboços para Guernica, que ajudam a entender o processo de criação dessa que é uma das mais impactantes obras de arte de todos os tempos. Concebida como uma reação imediata ao bombardeio nazista que, durante a Guerra Civil Espanhola, matou mais de 100 civis na pequena cidade que dá nome à pintura, Guernica de Picasso é um pungente e atemporal manifesto em favor da paz. Na mostra do RJ, oito desenhos que não foram apresentados na temporada paulista passam a compor a mostra.

Picasso e a Modernidade Espanhola 

Período: 24 de junho a 7 de setembro de 2015 – Dia 24 de junho às 18h30 haverá uma palestra com o curador da Mostra

Preço: Gratuito

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Classificação etária: livre

Dias e horários de funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 21horas – Terça-feira não abre

Mais informações: pelo telefone (21) 3808-2020 ou no site