O Museu Afro Brasil promove a partir do dia 25 de maio, no dia Internacional da África, a maior mostra de arte contemporânea africana já realizada no Brasil. A instalações, pinturas, vídeos, esculturas, moda e um encontro para discussões com os artistas, o projeto Africa Africans traça um panorama da recente criação visual do continente por meio de obras de artistas de diversos países africanos. A entrada é gratuita e aberta para todas as idades.

A exposição conta com cerca de 100 obras, de mais de 20 artistas, em diversos suportes e linguagens, além de outras obras de arte africana, pertencentes ao acervo do museu e à coleção particular de Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu.

A exposição tem foco na criação de artistas africanos, nascidos e residentes no continente ou fora dele, assim como artistas de origem africana que, mesmo tendo nascido fora da África, dialogam com a pluralidade de experiências estéticas e sociais presente nas diversas regiões do continente.

Exposição

Uma das obras de maior destaque da Africa Africans será a colossal “The British Library”, do artista plástico nigeriano-britânico Yinka Shonibare MBE. A obra também usa recursos multimídia, a exemplo de iPads. Também com presença confirmada está “Skylines”, de El Anatsui, ganês radicado na Nigéria. Outro destaque fica por conta da obra “Cloud Earth Twist”, do nigeriano Bright Ugochukwu Eke.

O Museu Afro Brasil irá realizar ainda, no dia 26 de maio, um Encontro Internacional sobre o tema da exposição, trazendo os artistas convidados para um debate com o público acerca de sua produção e de questões levantadas pela exposição e pelos participantes.

Exposição de Arte Africana Contemporânea “Africa Africans”

Abertura da exposição: 25 de maio, às 19h
Encontro Internacional sobre Arte Africana Contemporânea: 26 de maio, às 10h
Local: Museu Afro Brasil – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera – Portão 10
Informações: (11) 3320-8900
O funcionamento do museu é de terça-feira a domingo, das 10 às 17hs, com permanência até as 18h.
Durante o período de exposição, 25/05 a 30/08, a entrada será franca.