Em Cartaz – design gráfico para eventos de design (Divulgação/Museu da Casa Brasileira)
Em Cartaz – design gráfico para eventos de design (Divulgação/Museu da Casa Brasileira)

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, traz para as salas expositivas a exposição “Em Cartaz – design gráfico para eventos de design”, que apresenta uma retrospectiva histórica de cartazes de alguns dos eventos mais importantes do design brasileiro. A abertura acontece no dia 30 de março, sábado, às 14h, com entrada gratuita.

“Que design gráfico foi projetado para cartazes de eventos de design?”. Foi essa a pergunta norteadora que baseou os curadores Débora Buonano e Marcos da Costa Braga na seleção das peças que constituem a mostra no MCB. Os cartazes foram escolhidos dentre as centenas de impressos que integram o acervo do colecionador e designer Auresnede Pires Stephan.

“Raridade, representatividade, importância histórica e qualidade do design gráfico guiaram nosso olhar. Coincidência ou não, a maioria das autorias, posteriormente identificadas, revelaram nomes de designers reconhecidos pela qualidade de seus trabalhos”, comentam os curadores.

Os cerca de 50 cartazes selecionados para a exposição foram organizados em três tipos de eventos: encontros, prêmios e mostras; cada um deles expressa linguagens visuais variadas e abrange desde o foco na comunicação concisa e objetiva, até a ênfase na expressividade da cor e da forma. A intenção é não só tornar possível a promoção do resgate da memória gráfica desses eventos, mas também proporcionar um espaço para reflexões.

“Com essa exposição, estamos dando o primeiro passo a fim de compartilhar e dar visibilidade desta produção gráfica ao grande público e aos estudiosos da história do design. Que seja a primeira de muitas outras, pois iconografia e documentos destes últimos 40 anos não faltam”, finaliza o colecionador Auresnede Pires Stephan.

A mostra é mais uma ação do Museu da Casa Brasileira na promoção do resgate da importância do cartaz enquanto peça gráfica central nas campanhas de divulgação. Nesse mesmo sentido, o MCB promove há mais de 20 anos o Concurso do Cartaz para cada edição anual de seu Prêmio Design, assim como uma extensa agenda de cursos, oficinas, exposições, lançamentos de livros e palestras sobre o tema.

“Em Cartaz – design gráfico para eventos de design” na Museu da Casa Brasileira

Abertura: 30 de março (sábado), às 14h00, com entrada gratuita
Visitação: até 09 de junho, de terça a domingo, das 10h às 18h
Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo
Ingressos: R$ 10 (inteira) | R$ 5 (meia-entrada) | crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada | gratuito aos finais de semana e feriados
Informações: (11) 3032-3727 | site oficial