Otto faz show gratuito na Casa do Pontal em comemoração à arte popular

Show com exposição acontece no sábado, 14 de novembro

O Museu Casa do Pontal, na Zona Oeste do Rio, abre a exposição “Figuras e Brincantes, Arte e Performance na cultura popular” neste sábado, 14 de novembro. A abertura conta com show do Otto com entrada gratuita. A mostra é comemorativa e o clima de festa marca os 10 anos de três grandes conquistas para a Arte Popular. A comemoração é de 10 anos desde a certificação da Unesco que a diversidade cultural é uma característica essencial da humanidade; o reconhecimento do Jongo como Patrimônio Cultural Brasileiro; e do Museu Vivo do Fandango como boa prática em prol da salvaguarda do patrimônio imaterial, pela Unesco.

A mostra apresenta com a exibição de 53 obras de artistas populares as várias expressões festivas que acontecem no Brasil: o Bumba-meu-boi, a Cavalhada, o Mamulengo, o Cavalo Marinho, o Jongo e o Fandango. Manifestações de grande impacto e relevância social e cultural que, entre outros aspectos, têm em comum o fato de terem sido reconhecidas e registradas como patrimônio imaterial.

Jongo do artista Padeiro Oliveira (Foto: Divulgação/Aníbal Sciarretta)

Exposição Figuras e Pensantes (até 28 de fevereiro de 2016)

A exposição apresenta obras de artistas consagrados como Nhozim, Maria de Beni, Lunildes, Capitão Pereira, João Cancio e importantes mamulengueiros tais como Saúba, José Lopes e Pedro Boca Rica. Na intenção de ampliar a experiência e expandir o conhecimento do público sobre o universo da cultura popular a exposição conta também com expressivo conteúdo documental audiovisual.

Serão exibidos fotos de Renan Cepeda, Marcel Gouterot, Maria Mazzillo e áudios com trechos de encenações de mamulengo e músicas do pastoril e do maracatu. Serão exibidos filmes sobre a cavalhada de Pirenópolis, as “matanças” do Bumba-meu-boi no Maranhão, os bailes de fandango do litoral sul de São Paulo e norte do Paraná, as comunidades jongueiras do Tamandaré, do Quilombo São José e Jongo da Serrinha (com destaque para Mestre Darcy e Vovó Maria Joana). Estes filmes foram dirigidos por Moana Van de Beuque, Guilherme Fernandes, Maria Mazzillo, Andréa de Valentin e realizados por instituições de importância e renome na área como a Associação Cultural Cachuera! de São Paulo, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/CNFCP/IPHAN e o Museu Casa do Pontal.

Mascarados à cavalo do artista Lunildes (Foto: Divulgação/Aníbal Sciarretta)

Sobre o Museu Casa do Pontal

Considerado pelos turistas que vieram ao Brasil durante a Copa das Confederações como um dos principais museus do país, segundo uma pesquisa da Embratur, o Museu Casa do Pontal está em atividade há mais de 35 anos e reúne o maior acervo de arte popular brasileira. Seu acervo, tombado pela Prefeitura do Rio como referência cultural da cidade, é composto por mais de 8.500 peças de 200 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.

Atualmente, o Museu conta com o patrocínio institucional do Ministério da Cultura, do Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo À Cultura do Rio de Janeiro, da Vale, da Petrobras, do IRB Brasil Re, investimento financeiro do BNDES, parceria institucional do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e da UNESCO e patrocínio do projeto educação patrimonial da Caixa Econômica Federal.

FIGURAS E BRINCANTES – Arte e Performance na cultura Popular

Abertura: 14 de novembro, às 15h / show do Otto às 17h
Exposição: de 15 de novembro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016
Local: Museu Casa do Pontal – Estrada do Pontal, 3295, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro
Horários: terça a sexta, de 9h30 às 17h e sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h
Entrada: grátis (para instalação no jardim) e R$ 10,00 (inteira)
Entrada franca para toda a força de trabalho acompanhada por mais uma pessoa das empresas VALE, Petrobras, IRB Brasil RE e CAIXA, através da apresentação do crachá funcional. Desconto de 50% do valor da entrada para os clientes do cartão Petrobras com o cartão
Informações: (21) 2490-4013, 2490-2429 ou no site www.museucasadopontal.com.br