A proposta da exposição gratuita “Vintage Apps”, que fica em cartaz de 8 a 28 de junho no Solar do Jambeiro, em Niterói, é falar de um mal pós-moderno: a solidão nos tempos de aplicativos de relacionamento. Os trabalhos produzidos pelo produtor de arte da Rede Globo, Luiz Sisinno, estão expostos das 10 às 18h e têm a proposta de entreter e fazer refletir sobre retrato atual do homem na era digital.
Com registros fotográficos da família de Sisinno e outros obtidos em feiras de antiguidade, a mostra se baseia na associação das imagens com textos de perfis de aplicativos como Facebook, Grindr e Tinder. As legendas são feitas com uma rotuladora Sylvapen, aparelho muito usado nos anos 70 e que virou vintage.
O público também pode participar da mostra. Há duas salas interativas: em uma delas, o visitante poderá fazer fotos em tamanho real em uma moldura com uma saudação de aplicativo de relacionamento e na outra haverá projeções de imagens que mesclam fotos antigas e mensagens de aplicativos.
“Esses aplicativos trabalham com a questão da imagem – em geral uma selfie – acompanhada de uma apresentação que sintetiza o objetivo da pessoa. Ela pode ser bem explícita na questão sexual ou discreta ou ainda extremamente preconceituosa e excludente. A associação de elementos, aparentemente, sem qualquer conexão, mas carregados de simbolismo, criam uma representação do homem que traz dentro de si ideias, pensamentos e sentimentos que vivem em conflito com a modernidade”, esclarece Luiz Sisinno.
No dia 30 de maio, sábado, acontece um bate-papo, no próprio Solar do Jambeiro, no qual será debatida a ideia da exposição com a participação de Luiz Sisinno e de convidados da área de artes, comunicação e fotografia.
A curadoria de “Vintage Apps” é de João Luiz Vieira, professor de cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Estudos Cinematográficos pela New York University. O autor da mostra trabalhou em obras como “O Auto da Compadecida”, “Sítio do Pica-Pau Amarelo” e “Tá no Ar”, entre outros;
Exposição “Vintage Apps”
Data: 8 de maio a 28 de junho de 2015
Horário: das 10h às 18h
Local: Solar do Jambeiro – Rua Presidente Domiciano 195, São Domingos, Niterói
Telefone: (21) 2109-2222
Entrada gratuita