A partir desta quinta-feira, 4 de janeiro, o Monumento Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio, recebe a exposição “Viva Fotografia”, que aborda vários blocos temáticos e apresenta rebuscada linguagem fotográfica, propositalmente diversa, imaginativa e com toques de humor. O fotógrafo chileno Alejandro Mahias, que vive no Brasil desde 1957, mostra seu olhar em 70 fotografias impressas com a tecnologia de jato de cera, além de outras imagens exibidas em recursos multimídia.

Outra atração são as fotos poemas, que reunirão a estética da fotografia de Mahias em oito imagens com as poesias de autoria de Sylvio Nunes. Os visitantes também terão experimentação sensorial por meio de duas fotografias impressas em grande formato com o recurso do jato de cera, permitindo que todos sintam os relevos da imagem a partir do toque.

 “Algumas fotografias têm características de textura, pois são granuladas. O que permite a visualização e a sensação de tocar e sentir a granulação, ainda mais realçada com a impressão em jato de cera”, explica Alejandro.

Além disso, o Parque do Flamengo será homenageado em 120 fotos inéditas, que serão expostas em um totem com monitor digital, onde as pessoas poderão consultar todas as imagens. Segundo o fotógrafo, a ideia dessa parte da mostra é proporcionar a interação das crianças com conteúdo lúdico e pedagógico. A exposição fica em cartaz até o dia 06 de março, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Exposição “Viva Fotografia”

Data: 4 de fevereiro a 6 de março
Horário: das 09h às 17h
Ingressos: entrada gratuita
Local: Monumento Estácio de Sá -Av. Infante Dom Henrique, s/nº, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro – Subsolo da Pirâmide, próximo ao Morro da Viúva – Rio de Janeiro/ RJ
Classificação etária: livre