O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo chega à sua 10ª edição com uma programação que destaca produções recentes da região. O evento ocorre de 30 de julho a 5 de agosto e terá entrada franca. A programação inclui títulos inéditos no Brasil e homenagens aos cineastas Hector Babenco e Lírio Ferreira.
A programação será exibida em diversos espaços da capital paulista. O Memorial da América Latina, o Cinesesc, o Cine Olido, o Centro Cultural São Paulo e a Cinemateca Brasileira estão entre os locais que receberão o festival. A lista completa está disponível no site oficial do evento.
Filmes e homenagens
A programação conta com 111 filmes de 17 países da América Latina e do Caribe. A mostra “Contemporâneos” traz 21 filmes, sendo 13 inéditos no Brasil. Desses, cinco são produções brasileiras apresentadas pela primeira vez ao público.
O festival presta homenagem a Hector Babenco, exibindo alguns de seus filmes mais conhecidos. Entre eles estão “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia”, “Pixote, a Lei do Mais Fraco”, “O Beijo da Mulher-Aranha”, “Coração Iluminado”, “Carandiru” e “O Passado”.
O cineasta Lírio Ferreira também será homenageado. O festival exibirá seus cinco longas-metragens e uma seleção de curtas-metragens, incluindo produções de início de carreira e trabalhos feitos para TV e museus.
Painéis e debates
No dia 30 de julho, o festival promove uma mesa de debate com o cineasta pernambucano Lírio Ferreira e os diretores Paulo Caldas, Kiko Goifman e Hilton Lacerda. Além disso, o evento também homenageia o DJ Tutu Moraes, que iniciou sua trajetória musical no festival e hoje se apresenta internacionalmente.
Destaques da programação
O festival apresentará cinco filmes brasileiros em première mundial:
- “Trago Comigo”, de Tata Amaral;
- “Sermão dos Peixes”, de Cristiano Burlan;
- “Através”, de André Michiles, Fábio Bardella e Diogo Martins;
- “Não Estávamos Ali para Fazer Amigos”, de Miguel de Almeida e Luiz R Cabral;
- “Trago Seu Amor”, de Dellani Lima.
Outros títulos fazem sua primeira exibição em São Paulo, como “A Misteriosa Morte de Pérola”, “As Fábulas Negras”, “Condado Macabro” e “Meia Hora e as Manchetes Que Viram Manchete”.
A seleção internacional inclui diversas produções argentinas, como:
- “As Insoladas”, de Gustavo Taretto;
- “Morte em Buenos Aires”, de Natalia Meta;
- “Natureza Morta”, de Gabriel Grieco;
- “O Ardor”, de Pablo Féndrik, estrelado por Gael García Bernal e Alice Braga;
- “Ragazzi”, de Raúl Perrone.
Outros filmes inéditos no Brasil incluem “Mar” (Chile/Argentina), “Sozinhos” (Peru), “Viva a Música” (Colômbia) e “Videofilia (e Outras Síndromes Virais)” (Peru), vencedor do Festival de Roterdã.
10º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo
- Data: 30 de julho a 5 de agosto de 2015
- Abertura: 29 de julho, às 20h30, no Memorial da América Latina
- Entrada: Gratuita
Locais de exibição:
- Memorial da América Latina
- Cinesesc
- Cine Olido
- Centro Cultural São Paulo
- Cinemateca Brasileira
- Cinusp Paulo Emílio
- Cinusp Maria Antônia
- Reserva Cultural
- Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca

































