26º Cine Ceará: Evento inicia com homenagem ao ator Chico Diaz

Longa "Avó", de Asier Altuna, abre a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem

O ator mexicano Chico Diaz será homenageado na primeira noite da 26ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero Americano de Cinema, nesta quinta-feira, 16 de junho, às 19h30, no Cineteatro São Luiz. Com uma carreira que passa pelo cinema, teatro e televisão, Chico já realizou mais de 40 filmes, 30 projetos de TV, como novelas, seriados e minisséries. Participou de filmes como Benjamim e Amarelo Manga, pelo qual recebeu o prêmio Candango de melhor ator, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2002. Filho de mãe brasileira e pai paraguaio, Chico se diz carioca de carteirinha e nordestino na arte. O nordestino fica por conta da experiência adquirida em grandes papéis no cinema e na TV, como o cangaceiro de “Corisco & Dadá” (filme que está completando vinte anos), o coronel Zé de Zito do longa “Baile perfumado”, entre outros.

Filme de Abertura

A Mostra Competitiva de Longa-metragem começa na noite de abertura, com a exibição do espanhol “Avó”, de Alsier Altuna. A trama mostra o conflito entre pais e filhos, entre urbano e rural, entre passado e presente. Thomas e Amaia, pai e filha, duas formas opostas de entender a existência e uma avó que observa o mundo a partir do mais eloqüente dos silêncios. O filme foi premiado no Grande Prêmio do Júri de Melhor Filme ­ Festival de Cine Español y Latinoamerica de Ajaccio, 2015 e ganhou como Melhor Filme Basco no Prêmio Irizar ao Cinema Basco ­ San Sebastian International Film Festival.

“Avó” (Foto: Divulgação)

Já na Mostra de Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, o nacional “Abissal” é o primeiro a ser apresentado, às 20h30 no Cineteatro São Luiz.

PROGRAMAÇÃO 16/06 (QUINTA)

Cineteatro São Luiz
20h00 – CERIMÔNIA DE ABERTURA DO 26º CINE CEARÁ
HOMENAGEM A CHICO DIAZ
HOMENAGEM AO CINEMA MEXICANO
MOSTRA COMPETITIVA BRASILEIRA DE CURTA-METRAGEM
Abissal (Arthur Leite. Doc.. HD. 17’. Cor. CE. 2016. Livre)
MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM
Avó (Asier Altuna. Ficção. 103’. DCP. Cor. ESPANHA. 2015. 12 anos)