‘Bola Pro Alto!’: Documentário revela a cultura da altinha no Rio

Evandro Mesquita, Cynthia Howlett, Karina Vela e Marcelo Adnet são alguns dos amantes da bolinha no alto que marcam presença no documentário.

No próximo dia 28 de abril, durante o Festival de Cinema de Futebol – CineFoot, no Estação Net Rio, será lançado o documentário “Bola Pro Alto!”, dirigido por Cecília Lang. O filme mergulha no universo da altinha, jogo nascido nas praias do Rio de Janeiro, destacando sua evolução e personagens, como Evandro Mesquita, Cynthia Howlett, Karina Vela e Marcelo Adnet.

Com depoimentos e cenas descontraídas, o documentário revela a essência da altinha como uma expressão democrática da cultura carioca, onde não há vencidos nem vencedores, apenas a vontade de manter a bola no ar e espalhar alegria. A trilha sonora original, assinada por Rodrigo Sha, complementa a atmosfera vibrante do filme, incluindo uma versão remix da canção “Você não Soube me Amar”.

“Bola Pro Alto!” terá lançamento nacional no Festival Cinefoot, no Estação Net Rio (Foto: Divulgação)

Dirigido por Cecília Lang, o filme é conduzido em primeira pessoa pela própria cineasta, testemunha desde criança das diferentes fases do desenvolvimento do esporte. Através de um mosaico de depoimentos, “Bola Pro Alto!” revela a essência da altinha, em roda, com o objetivo de deixar a bola no ar pelo máximo de tempo possível, buscando o estado de flow.

Com seis anos de produção, o filme traz entrevistas com figuras emblemáticas, como Benedito Nascimento, Rafaella Fontes e Karina Vela, revelando a altinha como mais do que um esporte, mas um estilo de vida. Mais do que uma simples brincadeira de adultos ou um esporte de alto rendimento, a altinha é um símbolo de união e diversão.

Cartaz do documentário "Bola Pro Alto!"
“Bola Pro Alto!” terá lançamento nacional no Festival Cinefoot, no Estação Net Rio

Leia também: