CCBB do Rio recebe a mostra ‘O Cinema Total de David Lean’

Premiado artista britânico, autor de clássicos como A Ponte do Rio Kwai, Lawrence da Arábia e Doutor Jivago

De 27 de janeiro a 15 de fevereiro o Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, recebe a mostra “O Cinema Total de David Lean”. Serão  três semanas com a apresentação de 18 longa-metragens – sendo 16 deles os quais Lean assinou como diretor – e mais um pelo qual não recebeu o crédito e outro em que assinou apenas como montador. Quem assina a curadoria é o José de Aguiar.

“Além de ser talvez a maior referência do cinema épico, David Lean é um cineasta que, pela sua grande complexidade, merece ter a obra apreciada  a partir de filmes menos conhecidos pelo grande público, como sua fase inicial inglesa, onde o cinema intimista e particular do filme Desencanto surge como um contraponto à grandiosidade de realizações como Lawrence da Arábia ou Doutor Jivago, o que me parece confirmar a genialidade dele como diretor”, comenta o curador.

David Lean é o único cineasta britânico a ganhar dois Oscars de Melhor Diretor, em “A Ponte do Rio Kwai” e “Lawrence da Arábia”, considerado um dos diretores mais importantes da história do cinema e reverenciado por gênios como Steven Spielberg e Francis Ford Coppola.

Mostra – Cinema Total de David Lean

Data: de 27 de janeiro a 15 de fevereiro
Horário: sessões às 13h, 15h, 16h, 17h, 18h e 19h
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia)
Local: CCBB – Rua Primeiro de Março 66, Centro – Rio de Janeiro/RJ