Segue até o dia 15 de fevereiro a retrospectiva “Asas do Tempo – Imagens de Berlim”, que apresenta 15 filmes e duas séries de TV, produzidos entre as décadas de 1920 e 2010 na Alemanha e que mostram cem anos de história alemã através de filmes realizados em Berlim. A mostra é um evento paralelo à exposição “Zeitgeist Berlim – Arte da Nova Berlim”, que segue em cartaz no CCBB Rio até o dia 4 de abril. A entrada é gratuita.

Nestes últimos dias da mostra serão exibidos filmes de várias épocas, temas e estilos:

– Os três últimos capítulos e o epílogo da clássica série “Berlim Alexanderplatz”, de R. W. Fassbinder.
– “Sonnenallee” (1999), de Leander Haußmann, que reflete a divisão e a queda do muro, enquanto “A vida é um canteiro de obras” (1997), de Wolfgang Becker, mostra a geração jovem na Alemanha recentemente reunificada.
– “Os assassinos estão entre nós” (1946), de Wolfgang Staudte, o primeiro filme pós-guerra alemão no qual Berlim surge como o símbolo da Alemanha destruída em todos os aspectos.
– “Jack” (2014), de Edward Berger, e a comédia “Bornholmer Straße” (2014), de Christian Schwochow, recentes sucessos de público e crítica na Alemanha.
– “Acima do peso” (2011), de Axel Ranisch, foi aplaudido como filme do recém surgido gênero Berliner Mumblecore. Produzido com uma verba escassa e filmado com amigos e parentes, o filme expressa os pontos de vista de uma nova geração de realizadores formados em Berlim que não queriam esperar anos pelo financiamento de seus filmes, mas que priorizam a expressão artística ao invés de produções caras e perfeição técnica.
– A comédia “Todos contra Zucker” (2004), de Dani Levy, que conta a história do confronto de um judeu secular de Berlim com sua família ortodoxa de Frankfurt.

Programação:

12 de fevereiro:
15h30 – “Berlim Alexanderplatz” – 11ª parte: Saber é poder e Deus ajuda a quem cedo madruga – Direção: R. W. Fassbinder, Alemanha, 1980, 59 min, 18 anos.
Sinopse: Franz pede a Pums para voltar à sua gangue. Mieze se chateia por Franz estar ganhando dinheiro por conta própria. Após uma violenta briga, testemunhada por Reinhold, Franz e Mieze se reconciliam.
17h – “A vida é um canteiro de obras” (Das Leben ist eine Baustelle)
19h30 – “Os assassinos estão entre nós” (Die Mörder sind unter uns). Direção: Wolfgang Staudte. Alemanha, 1946, p&b, 81 min, 12 anos.
Sinopse: Berlim, 1945 – uma cidade em ruínas. Susanne Wallner, recém-saída do campo de concentração, volta para o seu antigo apartamento, agora ocupado pelo cirurgião Dr. Mertens. Os dois são obrigados a dividir a moradia. Mertens encontra Brückner, seu ex-capitão, que acreditava estar morto. Responsável pela execução de mais de 100 civis durante a guerra, Brückner é agora um empresário de sucesso. Mertens decide fazer justiça com as próprias mãos.

13 de fevereiro:
17h30 – Bornholmer Straße de Christian Schwochow
19h30 – “Acima do peso” de Dicke Mädchen – Direção: Axel Ranisch. Alemanha, 2011, colorido, 76 min, 14 anos.
Sinopse: Sven vive com a mãe, Edeltraut, em um apartamento e divide com ela até mesmo a velha cama de casal. Quando ele vai para o trabalho, Daniel vem e cuida da mulher, psicótica. Um dia, Edeltraut tranca Daniel na sacada e desaparece. Juntos, Sven e Daniel, procuram pela desaparecida. Isso bem que poderia ser o início de uma bela amizade, não sentisse Sven tão evidentes inclinações homossexuais – e não tivesse Daniel esposa e filho à sua espera. Desenvolve-se então, uma história de amor tragicômica.

14 de fevereiro:
15h30 – “Berlim Alexanderplatz” – 12ª parte: A serpente na alma da serpente – Direção: R. W. Fassbinder. Alemanha, 1980, 59 min, 18 anos.
Sinopse: Franz apresenta Mieze a Meck. Reinhold chantageia Meck para arranjar um encontro com Mieze. Meck leva Mieze até Reinhold. Reinhold acaba estrangulando Mieze na floresta.
17h30 – “Todos contra Zucker” de Dani Levy
19h30 – “Jack” de Edward Berger – Direção: Edward Berger. Alemanha, 2014, colorido, 102 min, 12 anos.
Sinopse: Jack, um menino de dez anos, e seu irmão mais novo, saem em uma jornada para encontrar a mãe que desapareceu. Durante vários dias, eles percorrem a cidade. Ninguém percebe que estão sozinhos.

15 de fevereiro:
15h30 – “Berlim Alexanderplatz” – 13ª parte: O exterior e o interior e o segredo do medo do medo – Direção: R. W. Fassbinder. Alemanha, 1980, 59 min, 18 anos.
Sinopse: Franz conta para Eva que Mieze o abandonou. Meck vai com a polícia até a floresta para ajudar na procura do corpo de Miete. Franz fica transtornado ao saber da morte de Mieze.
17h – “Berlim Alexanderplatz” – Epílogo: Rainer Werner Fassbinder: Meu sonho com Franz Biberkopf – Direção: R. W. Fassbinder. Alemanha, 1980, 111 min, 18 anos
Sinopse: Numa sequência onírica, Franz caminha por uma rua de mortos, acompanhado por dois anjos. Encontra Mieze e outros personagens de sua vida.
19h30 – “Sonnenallee” – Direção Leander HauBmann. Alemanha, 1999, colorido, 94 min, 14 anos.
Sinopse: Sonnenallee é o nome de uma rua em Berlim que foi dividida pelo muro. A vida de um grupo de jovens da Alemanha Oriental (RDA), no final dos anos 70, próximo de um dos poucos pontos de passagem entre o Leste e o Oeste para cidadãos alemães, com destaque para a importância da arte e da música pop em suas vidas.

Cinema: Mostra – “Asas do Tempo – Imagens de Berlim” – de 30 de janeiro a 15 de fevereiro de 2016
Ingressos: entrada gratuita
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março 66, Centro, Sala 2 – Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: entrada gratuita
Informações: (21) 3808-2020