
Cinco produções brasileiras em fase de finalização foram exibidas neste sábado (17), em Cannes, na França. A apresentação aconteceu durante o Marché du Film 2025, como parte do programa “Goes to Cannes”, voltado à promoção de obras ainda não finalizadas. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), com o Festival do Rio.
A presença brasileira integra a programação oficial do evento, que celebra o país como País de Honra do Marché du Film deste ano. O evento ocorre entre os dias 13 e 21 de maio, em paralelo ao Festival de Cannes. Além disso, marca os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França.
Edital garantiu apoio financeiro e credenciais aos selecionados
Para viabilizar essa participação, o MinC lançou em março o edital Marché du Film 2025. O documento selecionou 33 profissionais do setor audiovisual para atuar em diversas frentes do mercado. Entre eles, cinco foram escolhidos especificamente para o Goes to Cannes, com foco em filmes de ficção em fase de finalização.
Cada projeto selecionado recebeu R$ 10 mil de apoio financeiro, além de uma credencial de acesso ao mercado. No caso de participantes da Amazônia Legal, houve também um adicional de R$ 1.500 para despesas da viagem. Com isso, o edital ampliou o acesso de profissionais de diferentes regiões do país.
Seleção destaca pluralidade de temas e estilos
As obras escolhidas refletem a variedade de temas e estilos do cinema brasileiro atual. O filme ‘Clarice Vê Estrelas’, de Letícia Pires, apresenta uma fantasia infantil sobre uma menina que encontra um livro mágico no sótão e, com ele, aprende a enfrentar seus medos diante da chegada de um irmão.
Já ‘Criadas’, de Carol Rodrigues, mistura drama e elementos sobrenaturais. O reencontro entre duas primas negras revela tensões marcadas pelo colorismo e por conflitos familiares. Por sua vez, ‘Eu Vou Ter Saudades de Você’, de Daniel Ribeiro, acompanha as mudanças na relação de um casal trans, abordando temas como desejo, afeto e identidade.
No filme ‘Não Estamos Sonhando’, de Alessandra Moretti, um grupo de estudantes negros da área da saúde vivencia processos de mudança, descobertas e vínculos afetivos em sua trajetória de pertencimento. Por fim, ‘Virtuosas’, dirigido por Cíntia Domit Bittar, se passa em um retiro cristão feminino e explora repressão e controle por meio do drama e do horror psicológico.
Parceria fortalece presença internacional do cinema nacional
A curadoria dos projetos ficou sob responsabilidade da Secretaria do Audiovisual, em parceria com o Festival do Rio. O festival participa da iniciativa por sua atuação de destaque na promoção da produção nacional e por sua principal vitrine, a Première Brasil. Desse modo, a parceria amplia o alcance internacional do evento e fortalece oportunidades para a indústria audiovisual brasileira.
“A cena de profissionais que está aqui hoje representa bem a diversidade do nosso país como um todo”, afirmou a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga. “Ao pensarmos um edital como esse, estamos garantindo que o Brasil esteja presente não só com estrutura e homenagens, mas com seus profissionais, com sua pluralidade de olhares. Essa é a forma mais eficaz de ocuparmos esses espaços de maneira representativa”, declarou.
Brasil participa de outras frentes no Marché du Film 2025
Além do Goes to Cannes, a delegação brasileira também está presente em outras frentes do Marché du Film. Entre elas, destacam-se os programas Producers Network, Cannes Docs, Spot the Composer e Cannes Makers. Assim, o país amplia suas possibilidades de negócios e visibilidade internacional para o setor audiovisual.
A ação é coordenada pelo Ministério da Cultura, com apoio do Ministério das Relações Exteriores, Instituto Guimarães Rosa, Embaixada do Brasil em Paris e ApexBrasil. Essas entidades atuam juntas para consolidar o posicionamento do Brasil como protagonista no mercado audiovisual global.