Começa nesta quarta-feira (2) a 72ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, filmes, atores, eventos e muitos motivos para ser acompanhada de perto.
Um deles é o longa “Black Mass”, no qual Johnny Depp interpreta Whitey Bulger, um criminoso que se torna informante do FBI na cidade de Boston da década de 1970. E a eterna estrela da saga “Piratas do Caribe” estará presente no tapete vermelho para a projeção do filme.
A mostra também trará duas grandes atrizes: Dakota Johnson e Tilda Swinton, que participam da mesma película. “A Bigger Splash”, do diretor italiano Luca Guadagnino, conta a história de um casal formado por uma estrela do rock e um cineasta que, ao tirar férias na Itália, é surpreendido por um amigo distante e sua filha, que irão causar problemas, intrigas e muita confusão.
Outro grande filme esperado em Veneza é “The Danish Girl”. Dirigida por Tom Hooper, a produção narra a trajetória de Lili Elbe, a primeira transexual que fez cirurgia para mudança de sexo nos Estados Unidos. O papel principal é interpretado por Eddie Redmayne, vencedor do Oscar de melhor ator em 2015.
Já “Pecore in Erba”, que em tradução livre significa “Ovelhas na Grama”, é um grande “mockumentary”, ou seja, um falso documentário, que deve ser bastante criticado. Feito pelo italiano Alberto Caviglia, ele aborda o antissemitismo usando muita ironia em seus personagens, completamente estereotipados.
E por último, mas não menos importante, está o filme “Francofonia”, do cineasta russo Alexandr Sokurov. Gravado no Museu do Louvre, o documentário conta a história do salvamento de pinturas e esculturas durante a ocupação nazista e faz uma reflexão sobre o que a arte pode ensinar às pessoas mesmo em períodos de guerra.
*Com informações da ANSA