‘Cinema pela verdade’ discute ditadura civil-militar em São Paulo

“Democracia em Preto e Branco” e “Em Busca de Iara” serão exibidos nos dias 9 e 10 de maio, respectivamente.

O ano de 2015 marca as três décadas de retorno do Brasil à democracia, porém as memórias que os 20 anos de ditadura civil-militar trazem sempre servirão de reflexão e conscientização para aquele momento político nacional. Para discutir o tema, a 4ª Mostra Cinema pela Verdade apresenta o filme “500 – Os bebês roubados pela Ditadura Argentina”, de Alexandre Valenti, em uma sessão gratuita no dia 8 de maio, às 18h, Teatro Adamastor, em Guarulhos, São Paulo.

Depois da exibição, ocorrerão debates com acadêmicos, pesquisadores, ex-presos políticos, pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos. Além deles, também participam diretores ou da equipe de produção dos filmes exibidos. Outros locais do país, como Alagoas, Ceará, Paraná, entre outros, já receberam a mostra, que traz mais três filmes. São eles “Em busca de Iara”de Flávio Frederico e “Democracia em Preto e Branco”, de Pedro Asbeg.

O projeto tem apoio da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça e patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  As últimas três edições receberam um público de 54, 278 pessoas, com 12 filmes apresentados em 623 sessões.

Há mais duas exibições da mostra marcadas. Uma no dia 9 de maio, às 8h, na Universidade Católica de Brasília – UCB – Auditório do Bloco K, com o filme “Democracia em Preto e Branco” e no dia 11 de maio, às 19h, o filme “Em Busca de Iara” será projetado no Anfiteatro da Reitoria Universidade Federal do Paraná. Para mais informações da mostra, acesse a página do Facebook.

Exibição do filme “500 – Os bebês roubados pela Ditadura Argentina”

Data: 8 de maio
Horário: 18h
Local: Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos – São Paulo
Entrada: Gratuita