"Pé de Cabra", dirigido por Bruno Santiago é um dos filmes do projeto social "Cinema Leva Eu" (Foto: Divulgação)
"Pé de Cabra", dirigido por Bruno Santiago é um dos filmes do projeto social "Cinema Leva Eu" (Foto: Divulgação)

Quatro filmes do projeto social “Cinema Leva Eu”, uma iniciativa da Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV) em parceria com o Instituto Zeca Pagodinho, foram selecionados para o 21º Festival Internacional Piriápolis de Película. O evento será realizado em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 18 e 20 de outubro de 2024. A participação destaca o trabalho realizado na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, com foco na formação de jovens e adultos no campo do audiovisual.

Os filmes selecionados para o festival são: “Pé de Cabra”, dirigido por Bruno Santiago; “9 H em Deodoro”, de Dorgo DJ; “FNM – A Vila de Operários”, de Maria Carolina Gomes; e “Quem Faz o Rio”, de Vitória Dias. Essas produções foram desenvolvidas por alunos do projeto, que busca democratizar o acesso ao cinema na Baixada Fluminense, oferecendo formação gratuita e apoio logístico, como alimentação e transporte, para os participantes.

O diretor da EBAV, Sergio Assis, a presidente da FANTLATAM e membro da Academia Brasileira de Cinema, Monica Trigo, e o diretor do filme “Pé de Cabra”, Bruno Santiago, estarão presentes no festival, representando o projeto e as obras selecionadas.

O projeto “Cinema Leva Eu” é voltado para moradores da Baixada Fluminense, com o objetivo de promover a produção de curtas-metragens e preparar novos profissionais para o setor audiovisual. Os participantes devem ter no mínimo 18 anos e residir na região. A iniciativa busca ampliar a representatividade tanto na frente quanto atrás das câmeras, incentivando que as histórias locais sejam contadas.

O Festival Internacional Piriápolis de Película acontece anualmente e tem como objetivo divulgar produções audiovisuais de diferentes países da América Latina, promovendo o intercâmbio cultural e o fortalecimento da indústria cinematográfica regional.