No dia 28 de outubro de 2018 acontecerá o Dia Internacional da Animação – mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. Com entrada franca, será comemorado em centenas de cidades de todos os estados do Brasil mais o Distrito Federal. Desde 2004, a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), realiza o Dia Internacional da Animação (DIA), que é o maior evento de exibição simultânea do país.
A comemoração também acontece em dezenas de países, tais como, EUA, França, Portugal Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, celebrando a data em que ocorreu a primeira exibição de imagens animadas no mundo.
O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição de filmes não só nos grandes centros, como também em muitas cidades do interior do Brasil que não tem salas de cinema.
Há 14 anos o evento vem se consolidando cada vez mais, passando a fazer parte do calendário cultural de vários municípios. Muitas cidades agregam programações como mostras, exposições e oficinas próprias. “É muito legal ver realizadores locais – que no começo só exibiam as mostras – passarem a estudar animação e se especializar nessa área”, aponta Priscila Severo, produtora do evento.
Em meio a inúmeros títulos, já foram exibidos os curtas “Guida” (Rosana Urbes), “Viagem na Chuva” (Wesley Rodrigues), “Dossiê Rê Bordosa” (Cesar Cabral), “O projeto do meu pai” (Rosaria). Neste ano, um dos destaques é o curta “Torre”, dirigido por Nádia Mangolini e premiado no Festival de Cinema de Gramado com os Kikitos de “Melhor filme do público”, “Melhor filme pela crítica” e “Melhor direção de arte pelo júri oficial”.
O evento também disponibiliza para as cidades participantes versões da Mostra Nacional com os recursos de Audiodescrição, LIBRAS e legendagem, possibilitando o acesso de deficientes auditivos, visuais, além de pessoas com síndrome de down e autismo.
Nos últimos anos, o evento teve algo próximo de 100 mil espectadores, porém, essa é uma conta que não tem como ser exata, uma vez que acontece de forma absolutamente gratuita e em lugares alternativos e acessíveis, como escolas e praças públicas. Em se tratando de financiamento, o projeto é viabilizado através de leis de incentivo por meio de editais do Ministério da Cultura e Secretaria do Audiovisual via Fundo Nacional da Cultura.
“Ampliar o acesso ao conteúdo das mostras para fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzida no Brasil é a missão do DIA. Enfim, mudar a ideia de que animação é algo restrito às crianças. Entretanto, vale reforçar que sempre haverá programação infantil que é também uma maneira de formar público adulto no futuro.”, finaliza Fabiano Florez, produtor do evento.
Panorama histórico da animação
Paris, 28/10/1892. Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme “Pauvre Pierrot”. Em 2002, a Associação Internacional de Filme de Animação (ASIFA), lançou o Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos em mais de 30 países. No Brasil, a data passou a ser comemorada pela ABCA inicialmente como Dia do Animador.
Dia Internacional da Animação
Data: 28 de outubro de 2018
Programação completa e horários: DiaDaAnimação.com.br
Classificação Indicativa: mostra infantil (livre); mostra nacional e mostra Internacional (não recomendado para menores de 12 anos).


































