Doug Clayton, cineasta londrino radicado no Brasil, anda envolvido na produção do documentário “Comendo Tinta”. O projeto, que traz uma estética urbana, acompanha a trajetória do grafite carioca pelos olhos dos próprios artistas. Ruelas das favelas, muros abandonados, tapumes: tudo vira espaço para a arte ser criada. “O filme conta as histórias de vida dos grafiteiros, o modo como eles se relacionam com a cidade, além do cunho social da arte. O grafite é a arte como veículo de inclusão”, diz Clayton.

O projeto, o primeiro autoral do diretor, acompanha a saga dos grafiteiros cariocas desde 2005. “Meu objetivo era ver o desdobramento do grafite no decorrer dos anos. Queria mostrar a vida dos principais personagens e a relação dos artistas com o Rio. Eles passaram por muita coisa. Da repressão ao reconhecimento internacional. Os precursores vieram da pichação. Eles tinham uma sensibilidade artística e passaram para o grafite”, afirma.

Além da ótica de grafiteiros consagrados como Acme, Bobi, Kaja, Eco, Ment e Akuma, o documentário conta com depoimentos de artistas, antropólogos, e políticos como Marcelo Yuka, Luiz Eduardo Soares e o ex-governador Sérgio Cabral.

“Comendo Tinta” promete fazer o expectador refletir sobre o valor da arte e a forma como a sociedade encara intervenções urbanas, além da influência de estilo trazida pelo próprio Douglas Clayton, conhecido por seus trabalhos no universo fashion.

Europeu com coração carioca

Douglas Clayton é o queridinho das grifes de moda brasileiras. Com um português fluente – ele veio para o Brasil com um ano, mas se formou na Inglaterra -, esse carioca de adoção traduz como poucos a linguagem que as marcas querem passar a seus clientes em películas que duram de 30 segundos a um minuto.

Diretor da Filme Ibiza, Clayton é responsável por muitos trabalhados reconhecidos nacional e internacionalmente. Assinou vídeos para marcas como Cantão, Richards, Farm, Foxton, Andarella, Animale entre outros, que deslancharam entre telas de cinema e televisões por todo o país.

A história de Doug com o universo da moda teve inicio quando ele voltou para o Brasil após cursar cinema em Londres, sua cidade natal. Convidado pela Addict, ele produziu um filme da equipe de atletas que a marca patrocinava. “Quando eles faziam a campanha de fotos, eu criava filmes conceituais que iam além do making of e alimentavam o site da marca que era só de vídeo. Isso em 2006, quando pouca gente no Brasil usava esse tipo de recurso” conta ele.

Em sua carreira profissional, ele já dirigiu mais de 100 filmes para as principais marcas nacionais e observa que o crescimento não para por aí. Prova disso, é que a Filme Ibiza assinou o novo curta da Mercatto, com participação da bailarina Débora Colker. Doug também realizou uma web-serie para a Richards, e prepara uma exposição de vídeo-arte com sua mãe e artista plástica, Márcia Clayton.