“Assexybilidade”, novo documentário dirigido por Daniel Gonçalves, estreia nos cinemas brasileiros em 19 de setembro. O filme explora a sexualidade de pessoas com deficiência, abordando temas como capacitismo, preconceito e a luta contra a desumanização desses indivíduos.
O documentário apresenta 15 personagens que relatam suas experiências, como Giovanni, que compartilha: “Com certeza já tiveram algumas pessoas que ficaram comigo por curiosidade”. Lelê, uma mulher negra com deficiência, destaca a discriminação que enfrenta: “Já tive a minha muleta confundida com um fuzil por um policial”.
Daniel Gonçalves, que também tem uma deficiência de origem desconhecida, utiliza sua própria experiência para dar voz às histórias retratadas. “Já passei por situações de me envolver com pessoas que tinham curiosidade de ficar com alguém com deficiência”, afirma o diretor. Ele ressalta que o sexo para pessoas com deficiência não é inexistente e que o filme busca desmistificar essa ideia.
“Assexybilidade” teve sua estreia mundial em julho de 2023, no OutFest Los Angeles, e já foi premiado em festivais como o Festival do Rio e o NewFest, em Nova York. Além do filme, o projeto inclui uma exposição fotográfica com imagens produzidas durante as filmagens.
O documentário é uma produção da TvZero e SeuFilme, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Globoplay. A distribuição é feita pela Olhar Filmes.