O documentário “O Contato”, dirigido por Vicente Ferraz, acaba de lançar trailer e cartaz oficiais. A estreia está marcada para 15 de agosto nos cinemas de Rio de Janeiro, Manaus, Belém, Brasília e São Paulo. O filme, rodado em São Gabriel da Cachoeira, acompanha o cotidiano de três famílias indígenas das etnias Yanomami, Arapaso e Hupda.
As histórias são conectadas pelo Rio Negro, onde os personagens percorrem cerca de três mil quilômetros. Entre os personagens centrais, estão um grupo Yanaomami que exibe um filme na aldeia, uma mulher Arapaso que viaja para cuidar da filha com depressão e uma família Hupda apresentando seu filho mais novo aos parentes.
O filme aborda o impacto do contato com o homem branco, incluindo a perda de língua, tradição e identidade, além do extermínio de florestas e povos nativos. Também são relatadas histórias sobre a relação entre grupos étnicos, crenças e a conexão com a terra.
São Gabriel da Cachoeira é um dos maiores municípios do mundo, com 109.184,996 km² e 95% da população composta por indígenas. O filme também contribuiu com projetos para as comunidades, como a reforma de um centro social, a construção de uma escola e o fornecimento de equipamentos de tecnologia.
O longa é produzido pela Bang Filmes e distribuído pela Pipa Pictures. Teve sua première na Mostra Competitiva do Festival É Tudo Verdade 2023 e foi exibido no Festival Internacional do Novo Cine Latino-Americano em Havana. O patrocínio é da Austral, Valid, Civil Master e CSP Consultoria e Informática, com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual/ ANCINE/ BRDE.
‘Partido’: Documentário sobre Haddad em 2018 ganha trailer inédito