Início Cinema Documentário sobre Cacá Diegues tem exibição gratuita no Rio de Janeiro

Documentário sobre Cacá Diegues tem exibição gratuita no Rio de Janeiro

Sessão acontecerá no Estação Net Rio 2, na Zona Sul, com presença do próprio cineasta

Cacá Diegues (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Cacá Diegues (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
PUBLICIDADE

O documentário “Carlos Diegues – Vida de cinema”, que conta a história do diretor, terá uma sessão gratuita na sexta-feira, 26 de maio, às 19h30, no Estação Net Rio, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O evento terá também uma conversa pública com Cacá e o Curador da Cinemateca do MAM, Ricardo Cota.

Aqueles que tiverem interesse, devem chegar com antecedência, porque serão distribuídas senhas uma hora antes do início. No longa, Diegues fala sobre o seu processo criativo, sua visão sobre o cinema e comenta trechos de seus principais filmes durante 52 minutos.

Parte da segunda série do projeto “A Linguagem do Cinema”, o filme é idealizado e dirigido pelo cineasta Geraldo Sarno e foi lançado neste mês pela Cinemateca do MAM, com apoio da curadoria e do conservador-chefe Hernani Heffner.

“Carlos Diegues – Vida de cinema”

Cacá Diegues: considerado um dos fundadores do Cinema Novo, ele já publicou sua auto-biografia e lança, provavelmente este ano, o longa de ficção O Grande Circo Místico, baseado no poema de 47 versos contido no livro A Túnica Inconsútil (1938), de Jorge de Lima. A maioria dos filmes de Diegues foi selecionada por grandes festivais internacionais, como Cannes, Veneza, Berlim, Nova York e Toronto, e exibida comercialmente na Europa, Estados Unidos e América Latina. Seus longas já arremataram diversos prêmios nacionais e internacionais, e em 1981, ele integrou o júri no Festival de Cannes. Um dos destaques da sua obra é a abordagem da questão negra, o que aparece em longas como Ganga Zumba (1964), Quilombo (1984) e Orfeu (1999). O cineasta também se preocupa com as transformações da sociedade brasileira, que ele investiga em filmes como Os Herdeiros (1970), Bye Bye Brasil (1979) e no novo longa O Grande Circo Místico.

PUBLICIDADE