Início Cinema Estreia filme de Oswaldo Montenegro: ‘O Perfume da Memória’

Estreia filme de Oswaldo Montenegro: ‘O Perfume da Memória’

Comemorando 60 anos de idade e 40 de carreira, Oswaldo Montenegro lança seu terceiro longa-metragem como diretor e autor: "O Perfume da Memória"

PUBLICIDADE

Estreia nesta quinta-feira, 3 de março, o filme “O Perfume da Memória“. O lançamento acontece às 18h no canal de Oswaldo Montenegro no YouTube. O filme será disponibilizado na íntegra, em primeira mão e inteiramente gratuito. Realizado sem patrocínio, com recursos do próprio diretor, o filme foi rodado em 5K (câmera Red Epic) em algumas locações no Rio de Janeiro: Arpoador, Lagoa Rodrigo de Freitas, uma casa no Alto da Boa Vista e a galeria de arte Dom Quixote; e em São Paulo, no Teatro Dias Gomes.

“A história é sobre o amor entre duas mulheres, mas não impõe bandeiras. É amor sem signos fechados. Essas duas mulheres poderiam ser substituídas por um homem e uma mulher ou por dois homens. “O Perfume da Memória” trata do amar, como verbo. E o amar, como verbo, dispensa substantivos, dispensa rótulos”, diz Rodrigo Fonseca, crítico de cinema, para O Estado de S.Paulo.

O filme conta com interpretações viscerais de Amandha Monteiro e Kamila Pistori e é narrado pelo próprio Montenegro, que, através de textos e canções, conduz o espectador ao longo do enredo. Duas musicistas, a flautista Madalena Salles e a violoncelista Janaína Salles, permeiam e ligam as cenas, reforçando o aspecto poético e lúdico do longa-metragem, como se fossem a alma das personagens.

“O Perfume da Memória” tem como tema o conflito entre a razão e o desejo, partindo da premissa de que toda escolha é uma renúncia e o preço mais caro é ser obrigado a escolher. Duas mulheres (Ana e Laura), que esperam coisas completamente diferentes do amor, acabam se conhecendo por iniciativa de uma delas, gerando uma infinidade de encontros e desencontros radicais. Ana detém um segredo que pode aproximar ou afastar as duas. Uma afinidade mágica ameaçada pelas circunstâncias.

“O Perfume da Memória” tem direção e músicas do próprio Montenegro, direção de fotografia de Neto Favaron, roteiro de Oswaldo Montenegro, Raique Macau e Renato Luciano e produção de Madalena Salles e Kamila Pistori.

PUBLICIDADE